28 de mar. de 2013

Relações entre Responsabilidade Social Corporativa e Incentivos Fiscais: Uma Associação Necessária.


No último dia 26/03/2013, foi realizado, nas dependências da FIEP, em Curitiba, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais”.

O evento, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do Núcleo Indústrias e Sindicatos, objetivou apresentar informações ao meio empresarial sobre como destinar parte do Imposto de Renda para Instituições e Projetos Sociais.

Destinado às Indústrias, Sindicatos, Comércio e Serviços (Profissionais da Área de Responsabilidade Social Corporativa e Contábil), durante o encontro foram apresentados cases e palestras tratando de temas tais como: Responsabilidade Social, Leis voltadas aos Incentivos Fiscais, Operacionalização das Leis dos Incentivos Fiscais, Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado e como é possível para as empresas contribuir para ações sociais, mostrando, em conseqüências, as inúmeras vantagens das correspondentes doações.

Por entender que a Responsabilidade Social Corporativa constitui importante “ferramenta” de gestão e fonte de vantagem competitiva para quaisquer organizações devendo ser, portanto, fortemente cobrada nas gestões empresariais; é que fui motivado a participar do evento em referência.

Nos dias atuais, os negócios se obrigam estar associados, necessariamente, à qualidade da gestão empresarial em responder prontamente às mudanças de expectativas dos clientes e de seus comportamentos para a aquisição de produtos que estejam relacionados à melhoria da Sociedade e que causem menores impactos no Meio Ambiente. Essa realidade condicionante tem mostrado ao meio de produção não ser mais possível se manter distanciado do tripé da sustentabilidade: economia, sociedade e ambiente.

Não há como pensar, hodiernamente, empresas que não assumam um papel mais amplo perante a Sociedade que não seja somente o de maximização de lucro, criação de riqueza e obediência às leis vigentes. A Responsabilidade Social Corporativa é condição irreversível. A despeito de quaisquer outras considerações, é patente que sempre se deva investir mais em processos de gestão de forma a apresentar diferenciais competitivos. E neste sentido, a Responsabilidade Social Corporativa constitui excelente estratégia a ser somada para manter ou aumentar a correspondente rentabilidade e o desenvolvimento.

Contudo, é necessário ampliar a conscientização sobre a Responsabilidade Social Corporativa e fomentar o acesso aos Incentivos Fiscais associados. Neste sentido, em particular, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais” atendeu as expectativas ao promover a sensibilização de empresas sobre a importância (e necessidade) em se destinar parte do imposto devido para ações sociais e projetos sociais, mostrando os possíveis caminhos. Que essa prática se amplie continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/03/2013