1 de mar. de 2013

ODM para Além de 2015.

Em setembro de 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), avaliando os maiores problemas mundiais, definiu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de objetivos a serem alcançados até 2015 mediante o desenvolvimento de ações específicas de combate à fome e à pobreza associadas à implementação de políticas de educação, saúde, saneamento, habitação, meio ambiente, bem como, de promoção da igualdade de gênero.

Alinhado com os ODM, no Brasil, em 2004, foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Deste Movimento Nacional resultou, também, a Campanha Nós Podemos, sendo que em tal campanha foram pensados oito ícones que passaram a representar os ODM (Oito Jeitos de Mudar o Mundo). Espalhados pelo mundo, os Oito Jeitos de Mudar o Mundo foram adotados por outros países e pela própria ONU.

No Paraná, desde 2006, temos o MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ o qual foi encampado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/PR). Importante movimento integrador, o NÓS PODEMOS PARANÁ tem por principal objetivo o alcance dos ODM.

O NÓS PODEMOS PARANÁ segue com sua missão para tornar o nosso Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, possibilitar ao povo paranaense ser líder de seu destino e garantir a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Na proximidade de se atingir o ano de 2015 os esforços mundiais continuam sendo empreendidos para alcançar os ODM e, continuamente, a exemplo do NÓS PODEMOS PARANÁ, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas. Contudo, as ações para um mundo melhor, com qualidade de vida para as pessoas e com desenvolvimento sustentável deverão ser perseguidas, seguidamente, mesmo depois de 2015. Neste sentido, não há outra opção.

Assim sendo, a ONU continua trabalhando com seus parceiros para atingirmos um “MUNDO MELHOR”. Dentre os procedimentos para a continuidade dos correspondentes trabalhos em desenvolvimento o mundo passa a pensar uma nova Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015.

A Agenda Global pós-2015 será construída a partir de Consultas Públicas (abertas e inclusivas) que envolverão pessoas dos distintos segmentos das várias sociedades e que terão a oportunidade de expressar seus posicionamentos sobre o “MUNDO MELHOR” que almejamos e necessitamos.

No Paraná, em Curitiba, na FIEP, em 21/02/2013, tive a grata satisfação de participar, efetivamente, dos trabalhos de construção da correspondente Agenda de Desenvolvimento pós-2015 quando apresentei minhas contribuições e avaliamos outras várias proposições.

No encontro, organizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, em parceria com a ONU, como parte da Consulta Pública em desenvolvimento, definimos que EDUCAÇÃO, SAÚDE e COMBATE À CORRUPÇÃO deverão ser os objetivos a integrar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) pós-2015.

Os três temas que escolhemos, após intenso e compartilhado trabalho, serão considerados para a composição do Relatório da ONU para a definição da Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015.

Continuemos, entretanto, envidando nossos esforços no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e perspectivemos outros objetivos mesmo alcançando as metas fixadas até 2015, pois “Eu posso, Você pode, Nós Podemos Paraná”. Vamos construir um “MUNDO MELHOR”.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/03/2013