5 de fev. de 2013

Quebrando Elos Entre Forma e Matéria para Transcender.


“Dissociação Lógica do Intelecto Frente à Conjunção entre Forma e Matéria” é o título de meu próximo livro a ser lançado em breve. Neste trabalho tenho por estímulo certificar considerações sobre os conflitos que pretendem garantir que “o Intelecto é a última e mais valiosa das faculdades da alma humana” a menos de uma “Entelechia” (“primeira e fundamental”).

Na obra em consideração, partindo da Lógica (em geral) e de uma Filosofia Analítica (particular), observo que o “ser racional” (e não, necessariamente, o “vivente racional”) é possuidor de três “dimensões” (ou “elementos” essenciais); quais sejam: “Corpus, Anima et Intellectu”, que se integram (ou se dissociam), necessariamente, por uma “Entelechia” a qual, por sua vez, deve ser “resultante e final”.

Contrariando, em dada medida, aspectos “modais” do pressuposto de uma idiossincrasia relacional (e/ou “estrita”) entre “Forma e Matéria” a obra vem romper com “tradicionais” paradigmas há muito consagrados colocando o “intellectu” como uma nova “dimensão” independente e transcendente.


Carlos Magno Corrêa Dias
05/02/2013