20 de jan. de 2013

De MAER a COMAER uma História de 72 Anos em Defesa da Nação.


Em 20 de janeiro de 1941, há 72 (setenta e dois) anos, era fundado o Ministério da Aeronáutica do Brasil (MAER), segundo o Decreto-Lei número 2961, de 20 de Janeiro de 1941. Naquela data o correspondente ramo militar do ministério (seu “braço armado”) foi chamado de "Forças Aéreas Nacionais" que passaria já em 22 de maio de 1941 a ser denominado de "Força Aérea Brasileira" (FAB) tendo sua formação inicial a partir dos ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval").

O primeiro Ministro da Aeronáutica do Brasil foi o saudoso Joaquim Pedro Salgado Filho (1888-1950) o qual teve a difícil missão de liderar a fusão das Aviações Naval e Militar e de edificar o alicerce do Poder Aéreo brasileiro, pois, no início daquela empreitada, faltavam desde pilotos a aeronaves, desde indústrias para o setor a pistas, desde equipamentos a normas de segurança. Enfim, no momento em que foi criado o Ministério da Aeronáutica inúmeras eram as dificuldades e grandes eram os desafios para se implantar um modelo adequado de Aeronáutica no país.


Deve-se reconhecer que sem o esforço e determinação de todos os valorosos componentes da “Força Aérea Brasileira”, durante todo este tempo, nas suas mais diversas funções, não teríamos a excelente Instituição que o país hoje possui e cujos membros se dedicam a “manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da Pátria”, cumprindo a missão estabelecida.

Pela MPV número 1799-6, de 10/06/1999 o MAER foi transformado em Comando da Aeronáutica (COMAER) e pelo Decreto número 4118, de 07/02/2002, o COMAER passou a integrar a estrutura básica do Ministério da Defesa; contudo, os ideais continuam mantidos e intensificados.

“Senta a Pua” FAB.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/01/2013