31 de ago. de 2024

PI de LÓGICA SENTENCIAL em celebração.


Em 31/08/2014, recebia a notícia que meu livro LÓGICA SENTENCIAL (ISBN: 978-85-88925-21-2) era premiado com Registro de PI (Propriedade Intelectual) para integrar a Produção Nacional do Brasil ao obter a correspondente certificação (CIP/CBL/CDD: 13-13457/511.3) em 29/07/2014.

DIAS, C. M. C. - 2024

Já há mais de uma década, dez anos, então, LÓGICA SENTENCIAL (ISBN: 978-85-88925-21-2) vem contribuindo para a ampliação do conjunto de Patentes, Propriedades Intelectuais e Propriedades Industriais do Brasil.

Conforme considero no prefácio de LÓGICA SENTENCIAL, o objetivo do livro é apresentar, de forma compendiada, as operações e relações lógicas que podem ser desenvolvidas no Cálculo Sentencial (ou Cálculo dos Enunciados), da Álgebra da Lógica, em Lógica Matemática, necessárias para a avaliação da validade de classes de raciocínios dedutivos formalizáveis.

Entendendo ser a LÓGICA SENTENCIAL, desde de sempre, “ferramenta” fundamental para “avaliar, de forma imparcial e rápida, “imaterial”, em tempo finito, independente de condições psicológicas ou circunstanciais, tanto a validade dos argumentos sentenciais”, bem como identificar “a consistência e a correção dos raciocínios dedutivos envolvidos” na prática profissional, a obra apresenta “a Álgebra da Lógica necessária para a avaliação formal de argumentos dedutivos proposicionais diferenciando as inferências das falácias ou sofismas”.

Que a obra LÓGICA SENTENCIAL siga, com seu desejável rigor e grau de aprofundamento, contribuindo para o “bem pensar logicamente” e que ao Registro de PI celebrado nesta data sejam associados muitos outros.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/08/2024

29 de ago. de 2024

Grande Gabrielzinho “amassou” concorrentes.


O mineiro de Santa Luzia (MG) Gabrielzinho (Gabriel Geraldo dos Santos Araújo) é o GRANDE CAMPEÃO do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 conquistando a primeira medalha de ouro brasileira.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em 29/08/2024, Gabrielzinho ganhou o ouro nos 100m nado de costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67 (o único dentre os concorrentes a nadar abaixo dos 2 segundos). Uma FERA. Atleta impressionante e um dos mais importantes vencedores do mundo.

“Meu sorriso está sendo levado para todos os cantos do mundo. Eu me senti em casa. A prova foi perfeita, perfeita, perfeita”, afirmou Gabrielzinho após a sensacional vitória deslumbrante.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/08/2024

28 de ago. de 2024

Compulsivo interpretar X compulsório questionar.


Há mais de dez anos, uma década, a partir de 11/08/2014, minha obra HODIERNAS PERCEPÇÕES SERIAIS (ISBN: 978-85-88925-19-9) passou a integrar o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil a qual, fundada em 1810, é uma das dez maiores Bibliotecas Nacionais do mundo e a maior Biblioteca Nacional da América Latina, sendo a responsável por assegurar a coleta, a guarda e a difusão da Produção Intelectual Brasileira para a preservação e formação da Coleção Memória Nacional.

DIAS, C. M. C. - 2024

Conforme faço observar no início do prefácio de HODIERNAS PERCEPÇÕES SERIAIS o correspondente livro “objetiva trazer para o mundo fático, com forma estética peculiar de exposição das palavras, sentimentos gerados ou observações imateriais presenciadas que venham subverter as visões tardias e ofuscadas de alguns dos muitos dilemas cotidianos que nos escravizam sobremaneira e não nos deixam transcender ou mesmo enxergar”.

Que as seguidas consultas a este meu livro proporcionem, com pretendido, “entendimentos, nem sempre suficientes, mas, categoricamente, necessários” de forma a evitar “compulsivas interpretações” obrigando “compulsórios questionamentos”.

O lógico pensar exige relegar compulsivas interpretações em favor de compulsórios questionamentos.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/08/2024

26 de ago. de 2024

O frio segue impiedoso.


O FRIO faz doer.

O FRIO mata.

DIAS, C. M. C. - 2024


Sim, o FRIO faz doer (e muito) ou mata (sem piedade) todo aquele que ou não tem agasalhos, ou não tem onde morar, ou não tem comida quente.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/08/2024

25 de ago. de 2024

Dos Praças aos Generais sempre defendendo a Nação.


Existem exemplos e suas frases os quais que jamais serão esquecidos. Tal é o caso do brado: “Sigam-me os que forem Brasileiros”, proclamado pelo Marechal de Campo, o grande Soldado Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro, o Pacificador, o Marechal de Ferro, aquele que como líder diplomata conseguiu com maestria aliar a ação militar com a habilidade política para a consolidação da Unidade Nacional do Brasil no seu tempo.

Em 25 de agosto, em homenagem ao Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803, celebra-se o DIA DO SOLDADO no Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2023

A todo SOLDADO que serve seu país com honra, dignidade, respeito, sem medir esforções para o bem de sua Nação, independentemente do posto que ocupa, felicitações pela passagem do dia 25 de agosto, o DIA DO SOLDADO.

No meu artigo “Um soldado general dos generais” publicado na página do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), disponível no endereço https://tinyurl.com/y4psc7cr, presta-se uma deferência ao excelente Soldado Duque de Caxias apresentando-se felicitações pela passagem do DIA DO SOLDADO.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/08/2024

24 de ago. de 2024

O fazer por meio da ARTE segue transcendendo.


Em 24 de agosto, celebra-se o DIA DOS ARTISTAS.

Aplausos para os ARTISTAS que vivendo a ARTE tornam o mundo um lugar mais suportável para toda a humanidade a qual, na maioria das vezes, mesmo sem o saber, não existiria sem o trabalho incrível dos ARTISTAS.

DIAS, C. M. C. - 2024

Aos Profissionais que fazem ARTE agradecimentos pelas sempre contribuições à cultura da nação. Àqueles que trabalham no vasto e complexo campo das ARTES, que expressam por meio da ARTE valores e pensamentos contribuindo para a necessária reflexão racional e para estimular o sonhar, aplausos e reconhecimento.

No DIA DOS ARTISTSAS siga-se reconhecendo todos os ARTISTAS que são capazes de mostrar por meio da ARTE muito daquilo que não se percebe na realidade.

Não existe verdade na arte que alguém não possa reconhecer.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/08/2024

Necessária proteção e bem-estar das crianças.


Em 24 de agosto, comemora-se o DIA DA INFÂNCIA.

DIAS, C. M. C. - 2024

A data foi estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) objetivando promover reflexão sobre as condições de vida das pessoas que possuem idade entre 0 (zero) e 12 (doze) anos incompletos de vida.

No Brasil, considera-se “criança” todo ser humano com idade entre o seu nascimento até os doze anos exclusive. Ou seja, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei pela Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990, o indivíduo que completar 12 anos de vida passa a ser considerado um adolescente, deixando de ser criança.

O ECA estabelece que “é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Importante salientar que o DIA DA CRIANÇA é celebrado em 12 de outubro e não está relacionado com o DIA DA INFÂNCIA. Observe-se, também que o DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA, comemorado em 21 de março, é outra data e teve origem na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1954. Embora, o DIA DA INFÂNCIA e o DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA objetivem a conscientização sobre os direitos e o bem-estar das crianças, o DIA DA INFÂNCIA é uma data nacional do Brasil.

Cumprindo seu propósito o DIA DA INFÂNCIA chama a atenção especial para a necessidade de sempre se atender à Declaração Universal dos Direitos das Crianças a qual estabelece que todas as Crianças:
- têm direito a uma nacionalidade e a um nome,
- são iguais, têm os mesmos direitos e devem viver com solidariedade e justiça,
- devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado,
- têm direito a alimentação e ao atendimento médico,
- devem ser protegidas de qualquer forma de violência,
- com dificuldades especiais têm direito a educação e cuidados especiais,
- têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade,
- têm direito à educação gratuita, ao lazer e a viver saudavelmente,
- têm direito de socorro em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes,
- devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho,

A sociedade deve, então, unir esforços no sentido de garantir a proteção e o bem-estar infantil e promover um futuro melhor para as novas gerações investindo bem em áreas como Saúde, Educação e Segurança para que os pequenos Cidadãos, que serão os dirigentes da nação, sejam bem acolhidos recebendo uma formação equilibrada para serem conscientes do seu papel na sociedade como um todo.

O futuro de qualquer país depende das suas crianças. Uma infância bem cuidada garante a soberania de qualquer nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/08/2024

23 de ago. de 2024

Asas que protegem a Amazônia Azul.


Em 23 de agosto, celebra-se o Dia do Aviador Naval.

A história da Aviação Naval do Brasil começou, oficialmente, em 23 de agosto de 1916, há 108 anos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com a criação da Escola de Aviação Naval aquela que é a primeira Escola Militar de Aviação do Brasil.

Marinha do Brasil - Aviação Naval - 2024

Atualmente denominada Força Aeronaval, a Aviação Naval Brasileira é o componente aéreo da Marinha do Brasil estando subordinada (em sua maior parte) ao Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) o qual faz parte da Esquadra (o Componente Oceânico das Forças de Combate da Marinha do Brasil), juntamente com o Comando da Força de Submarinos, o Comando da Força de Superfície (ComForSup), o 1º e 2º Comandos da Divisão de Esquadra e demais organizações de apoio.

O Aviador Naval, empenhado na proteção da “Amazônia Azul (Mar) do Brasil, é o Militar de Carreira da Marinha do Brasil habilitado à pilotagem de aeronaves de asas rotativas (helicóptero) ou de asa fixa (caças). “No ar, os homens do mar!”.

A Aviação Naval da Marinha do Brasil tanto pode operar em navios (na chamada Aviação Embarcada) quanto atuar a partir de bases terrestres sendo que o pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil junto à Marinha para garantir a segurança e o desenvolvimento nacional contribuiu tanto para desbravar rotas aéreas quanto para promover assertivamente operações de patrulha em defesa do litoral e áreas fronteiriças do Brasil.

A Aviação Naval constitui “instrumento essencial à Estratégia Nacional de Defesa, atuando para além de suas missões primárias de defesa da soberania e manutenção do Poder Naval”.

Durante a Cerimônia Militar alusiva ao 98° aniversário da Aviação Naval, a Marinha do Brasil instituiu o Almirante Protógenes Pereira Guimarães (1876-1938) como Patrono da Aviação Naval, devido às relevantes contribuições para a atividade aérea na Marinha durante a Primeira Fase da Aviação Naval.

Primeiro Comandante da Escola de Aviação Naval, Comandante de Defesa Aérea do Litoral e Diretor-Geral de Aeronáutica da Marinha, Ministro da Marinha, o militar Protógenes Pereira Guimarães teve sua carreira marcada pelo brilhantismo e por feitos ligados às atividades aeronavais que servem continuamente de exemplo que orientam os rumos das futuras gerações de Marinheiros Aviadores.

Marinha do Brasil - Aviação Naval - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
23/08/2024

22 de ago. de 2024

Conflitos surreais na Educação no Brasil.


É sabido que desde a primeira edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ocorrida em 2000, os resultados do Brasil são péssimos, para não dizer vergonhosos.

O Pisa é um programa que avalia o rendimento sobre conhecimentos e habilidades de estudantes de 15 anos nas áreas de Ciências, Leitura e Matemática objetivando produzir indicadores para a promoção de políticas que assegurem a qualidade da Educação Básica.

No último Pisa, edição de 2022, novidade alguma foi registrada quanto ao desempenho dos estudantes brasileiros. Uma vez mais, o Brasil se manteve brigando fortemente lá nas últimas posições; ficando, inclusive, bem abaixo da média dos países da OCDE em todas os domínios avaliados.

DIAS, C. M. C. - 2024

Dos 81 países participantes, o Brasil ficou no 59º lugar; obtendo uma média geral de apenas 397 enquanto a média geral dos primeiros colocados foi de 560 pontos.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Ciências, mais da metade dos estudantes brasileiros ficou no nível 1 (habilidades básicas) não atingindo o nível 2 (considerado o mínimo de proficiência aceitável); sendo o nível 6 (habilidades excepcionais) o nível superior de aproveitamento. Nenhum estudante do Brasil atingiu o nível máximo em Ciências.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Leitura, metade dos estudantes brasileiros tiveram desempenho abaixo do nível 2 evidenciando não possuir sequer o nível básico na própria língua materna. Além do mais, apenas 2% dos estudantes do Brasil ficaram no nível 5 e/ou 6.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Matemática, 73% dos estudantes do Brasil não alcançaram o nível básico. Ou seja, 7 em cada 10 alunos brasileiros mostraram que não sabem (na verdade, não conseguem) resolver problemas matemáticos simples (elementares).

DIAS, C. M. C. - 2024

O Pisa tem uma escala de desempenho que varia de 1 a 6, sendo que o nível 2 é considerado o nível básico de conhecimento, o mínimo necessário. Resultados abaixo do nível 2 são considerados insatisfatórios.

A despeito, entretanto, dos péssimos resultados no Pisa, o mesmo Brasil é o país a ser vencido em outras importantes avaliações internacionais envolvendo Educação. Tal é o caso, por exemplo, do WordlSkills (Torneio Internacional de Educação Profissional), a mais importante competição de Educação Profissional do mundo.

O Brasil, desde 2007, encontra-se entre os cinco países com a melhor Educação Profissional do mundo; chegando a ser o grande campeão do WordlSkills na edição de 2015.

No meu artigo “O paradoxo brasileiro WorldSkills x Pisa”, publicado na página da FNE e na página do Seesp, disponível, respectivamente, nos endereços https://tinyurl.com/3xa66et5 e https://tinyurl.com/c47nfxmy, apresento série de considerações sobre a complexa situação controvérsia entre a Educação Básica e a Educação Profissional vivenciada atualmente no Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/08/2024

21 de ago. de 2024

Domando dados a partir do CP 500 e do IBM PC 5150.


A partir do primeiro semestre de 1979, iniciando trabalho na companhia de seres como o CP 500 e o IMB PC 5150, já se completam 45 anos (quase meio século) de trabalho e relacionamento intelectual com as Ciências e com as Tecnologias dos Dados, com as máquinas computacionais e seus sistemas lógicos.

Muita Inovação e Resiliência para fazer Disrupção nas décadas de 1970 e 1980 quando se experimentavam contínuas e acentuadas transformações no campo das TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação), campo este que, na verdade, sequer existia, pois a Internet no Brasil começou lá por 1995. A primeira rede acadêmica brasileira foi criada um pouco antes, em 1992, com sua “incrível” capacidade de 64 Kb/s.

DIAS, C. M. C. - 2024

No início de tudo trabalhei com o robusto e versátil computador de porte médio CP 500 (da Prológica), nas décadas de 1980/1990. Experiência fantástica. O CP 500, de fabricação brasileira, compatível com o computador TRS-80 Modelo III norte-americano, possuía um processador Zilog Z80A, de 8 bits, com 2 MHz, com memória RAM entre 48 Kbytes e 64 Kbytes, com memória ROM de 16 Kbytes.

No mesmo período, tive (em casa) um IBM Personal Computer (PC) 5150, o IMB PC 5150, máquina que operava com Sistema Operacional: IBM BASIC / PC DOS 1.0, CP/M-86, UCSD p-System (da Microsoft); tinha CPU com processador INTEL 8088 de 4,77 MHz; memória de 64 KB RAM e de 40 KB ROM; duas unidades de disquetes de 5,25 polegadas; sem disco rígido; conectado a um monitor IBM 5151 um monitor monocromático TTL de 2 polegadas que somente mostrava na tela cores verdes porque usava fósforo P39.

Éramos vistos como os “homens das máquinas”, tipo “montadores de dragões”, ou algo do tipo, surreal. Quem “programava em computador digital eletrônico” não era considerado “trivial”. Possuíamos a primazia de "conversar" bem com aquelas primeiras máquinas de computação. Poucos, entretanto, se aventuravam em programar em linguagens de alto nível como FORTRAN (“Mathematical FORmula TRANslation System”) e COBOL (“COmmon Business Oriented Language”); e muito menos, ainda, em linguagem de máquina (linguagem de baixo nível) como o Assembly.

Particularmente arrasava em FORTRAN e COBOL. Mas no Assembly (“a praia mais ensolarada”) era determinante nos meus programas tendo em vista as íntimas relações estruturais existentes entre a Matemática (em particular no campo da Lógica, que entendia bem) com as operações fundamentais para a execução de algoritmos mais complexos. Chegaram a dizer que eu “enxergava os códigos sem vê-los” devido ao meu domínio sobre os códigos hexadecimais e códigos binários que adequadamente desenvolvia e fazia estender.

Tempos memoráveis que geraram os diferentes campos das Ondas de Inovação e das Revoluções Industriais que se seguem e cuja lembrança se festeja com júbilo.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/08/2024

20 de ago. de 2024

A fome MATA e faz sofrer. A fome faz sofrer e MATA.


O processo de morte pela fome é muito lento, angustiante, sofrível, doloroso. Mas, quando o ser miserável que vai morrer de fome atingir a fase terminal não sentirá mais fome, nem mesmo sentirá dor alguma, entrará em transe perdendo a consciência e ficará com reduzida ou quase nenhuma sensibilidade a estímulos. Permanecerá catatônico por tempo prolongado e indefinido esperando apenas o inevitável fim. Absurdo, mas, estima-se, que no mundo, há cada quatro segundos, um ser humano é exterminado pela fome.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
20/08/2024

19 de ago. de 2024

Sem o historiador não haveria uma humanidade a ser contada.


Em 19 de agosto, celebra-se o DIA DO HISTORIADOR.

A data foi instituída por meio da Lei número 12.130/2009, em homenagem ao político, diplomata, historiador, jurista, orador e escritor pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910), mais conhecido como Joaquim Nabuco que nasceu no dia 19 de agosto de 1849.

DIAS, C. M. C. - 2024

Joaquim Nabuco foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos importantes diplomatas do Império do Brasil que, convicto, defendeu a abolição dos escravos e combateu fortemente a escravidão.

Monarquista e defensor de um Liberalismo Social próprio, Joaquim Nabuco conseguiu conciliar sua posição política com sua postura abolicionista. Segundo ele grande parte dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira da época era de responsabilidade da escravidão e defendeu incondicionalmente que o trabalho servil fosse suprimido antes de qualquer mudança no âmbito político.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi, também, autor de obras históricas importantes para a compreensão da história do Brasil.

No DIA NACIONAL DO HISTORIADOR faz-se uma homenagem aos Profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades realizando a necessária interpretação e a preservação da memória coletiva para se promover análise crítica dos eventos passados e contribuir para a compreensão do presente vislumbrando caminhos do futuro.

Na história a busca pela verdade é um processo contínuo e muitas vezes complexo. A história está sempre evoluindo à medida que novas descobertas são feitas e novas teorias são desenvolvidas. Sem a história, não há humanidade. Como nem sempre se tem as respostas, a investigação histórica é fundamental para expandir o conhecimento e a compreensão do mundo.

O historiador, professor e como um profeta sobre o tempo, olhando para o passado, postado firme no presente e perspectivando o futuro, segue procurando nas trilhas da história a complexa verdade sobre os homens para situá-los em seus devidos lugares.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/08/2024

18 de ago. de 2024

Nem nos oceanos alguém ficará para trás.


Para divulgar as ligações do trabalho de assistência técnica do Comitê de Cooperação Técnica da IMO (Organização Marítima Internacional) com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 20230 da ONU (Organização das Nações Unidas) foi promovida pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) a conferência “A Contribuição do Brasil para o Desenvolvimento Sustentável, em Consonância com a Agenda 2030 da ONU”, a qual foi apresentada em 29/07/2024.

Cembra - 2024

Convidado pelo Cembra a participar do evento, tive a oportunidade de conhecer de quais maneiras efetivas a maioria dos objetivos da Agenda 2030 estão sendo concretizados por intermédio de um setor de transportes sustentável que segue apoiando o comércio mundial e facilitando a economia global.

A IMO, integrante da ONU, é uma agência especializada cuja principal missão é a de garantir segurança e proteção do transporte marítimo internacional, bem como de prevenir a poluição atmosférica e marinha causada por navios. Vinculada aos países que implementam ações para alcançar os ODS com foco nos oceanos, a IMO tem contribuído com iniciativas que redefinem a relação entre a indústria marítima e o meio ambiente.

No evento, evidenciou-se, também, em especial, como as ações da IMO estão impactando positivamente na preservação dos oceanos e na promoção da sustentabilidade; colocando em foco como o Brasil, com o auxílio do trabalho dos atores relacionados com o mar, está conseguindo atingir os ODS para a construção de um modelo de transição para um planeta mais saudável e um mundo mais justo para as gerações presentes e futuras.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais interconectados (com 169 metas e 231 indicadores) estabelecidos pela ONU como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotados em 2015, os quais abordam os principais desafios enfrentados pela humanidade para atingir desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Pretendendo garantir que todos os indivíduos, especialmente os mais vulneráveis, sejam beneficiados pelo desenvolvimento sustentável e pelas melhorias sociais, econômicas e ambientais promovidas pelos ODS, o lema da Agenda 2030 da ONU é “Não deixar ninguém para trás”.

Os ODS surgiram após o estabelecimento dos oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), conhecidos como OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO, estabelecidos, também, pela ONU, em 2000, os quais deveriam ser alcançados até 2015 com a finalidade de enfrentar desafios globais relacionados com a pobreza extrema, a fome, e a mortalidade infantil e a educação. Assim, os ODS são uma continuação e expansão dos ODM.

DIAS, C. M. C. - 2017

O Cembra, ao promover mais este importante evento, segue cumprindo sua missão de estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do mar brasileiro (da Amazônia Azul do Brasil).

Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2024

Mais uma lenda se formou.


Faleceu o homem e uma nova lenda se formou.

“Agora é hora de alegria! Vamos sorrir e cantar! Do mundo não se leva nada! Vamos sorrir e cantar!”

DIAS, C. M. C. - 2024

Senor Abravanel (Silvio Santos), nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 12 de dezembro de 1930 e falecido na cidade de São Paulo (SP) em 17 de agosto de 2024. Apenas a maior referência na história das telecomunicações do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2024

17 de ago. de 2024

Saúde mental para o bem viver.


Para entender como a Saúde Mental é tratada no âmbito governamental e contribuir para a identificação de melhores condições de acesso a serviços, direcionar recursos e desenvolver programas que contribuam com o bem-estar das pessoas com transtornos mentais, foi realizado, pela Escola Mineira de Humanidades (EMH), pelo canal do YouTube da EMH, no período de 29 a 31 de julho de 2024, o Terceiro Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental.

Escola Mineira de Humanidades - EHM - 2024

Contando com especialistas consagrados pelo trabalho que realizam na área, o evento foi realizado para discutir e promover Políticas Públicas que possam garantir o acesso a serviços de Saúde Mental de qualidade a todos promovendo, também, a redução dos correspondentes estigmas e discriminações. Participei do evento a convite da EMH.

Abordando temas atuais relacionados à Saúde Mental, no congresso em referência foram discutidas questões sobre a Saúde Mental da população em situação de rua; reformas psiquiátricas; desafios e perspectivas na prática da Saúde Mental; a importância da interdisciplinaridade na área; redução e combate do estigma e da discriminação em Saúde Mental; dentre outros assuntos cruciais para promover a melhoria das Políticas Públicas em Saúde Mental no Brasil.

O evento mostrou ser urgente a adequação das Políticas Públicas em Saúde Mental para a promoção dos Direitos Humanos de forma a garantir que qualquer pessoa possa acessar serviços de qualidade sem, contudo, serem tolhidas de suas capacidades e potencialidades. As Políticas Públicas em Saúde Mental devem ser pensadas, também, para garantir a inclusão dos pacientes na Sociedade.

As Políticas Públicas para manterem a Saúde Mental da população envolve interrelação próxima com diversas áreas do saber e o forte combate ao estigma e à discriminação. O estigma é um sério obstáculo substancial que deve ser eliminado na elaboração de efetivas Políticas Públicas em Saúde Mental haja vista que a recuperação e reabilitação da pessoa com distúrbios mentais é dificultada enormemente pela discriminação.

A lógica do envelhecimento do cérebro humano (que pode comprometer seriamente a Saúde Mental) vai além do simples processo de deterioração progressiva dado exigir uma reconfiguração, uma espécie de reengenharia dos seus sistemas, para melhor manter a Saúde Mental com o passar dos anos de forma que as diferentes redes de neurônios se tornam mais integradas agindo intensamente na manutenção do processo cognitivo (ou não).

DIAS, C. M. C. - 2024

No sentido precedente, para se evitar um “esvaziamento teórico” no sentido daquilo que caracteriza a interdisciplinaridade no cenário do trabalho em Saúde Mental, é visto que áreas do saber como Lógica e Neurociência se aproximam dos Modelos Biomédicos para ampliar possibilidades. Além do mais, não se deve esquecer que a Saúde Mental é determinada, também, pelos aspectos sociais, ambientais e econômicos dado possuir características biopsicossociais.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/08/2024

16 de ago. de 2024

Na base do saber sempre o perguntar.


Em 16 de agosto é celebrado o DIA DO FILÓSOFO.

Mesmo na Realidade das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), no mundo das Ondas de Inovação e das Revoluções Industriais, no universo da Digitalização e da Transformação Digital, em meio ao desenvolvimento massivo dos Sistemas Cyber-Físicos, nas realidades estendidas e do poder da IA (Inteligência Artificial), o FILOSOFAR seque firme e forte gerando mudanças e ultrapassando possibilidades.

Porque o homem pensa, faz FILOSOFIA.

Antes dos cálculos, antes dos eletrônicos programáveis, antes dos computáveis, antes das linguagens formuladas, antes das formas geomé
tricas, antes das estruturas algébricas, antes da própria Lógica, antes do necessário (do analítico, do a priori), antes da Matemática, mesmo antes da verdade, é exigido o FILOSOFAR.

DIAS, C. M. C. - 2024

Que o filosofar siga investigando as essências da realidade circundante e promova a quebra (a disrupção) das frágeis correntes do entendimento que se desejam aceitar.

O FILOSOFAR, centrado na argumentação lógica, nas experiências de pensamento e na análise dos conceitos, difere das Ciências, Mitos, Tecnologias e Religiões; sendo sempre exigido o perguntar dado que o “a priori” do FILOSOFAR ainda não foi estabelecido sistemicamente.

Que a prática contínua do “sempre perguntar para continuamente refletir” integre cada vez mais o trabalho dos Profissionais identificados como Filósofos. Que os Filósofos consigam refletir os critérios e/ou princípios que possibilitem compreender mais adequadamente a vida e o próprio homem.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/08/2024

15 de ago. de 2024

Dia da Informática homenageando as “Garotas do ENIAC”.


“Em 15 de agosto de 1946, os americanos John Adam Presper Eckert Júnior (1919-1995) e John William Mauchly (1907-1980) apresentavam ao mundo o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, em português: Computador Integrador Numérico Eletrônico), o qual é considerado o primeiro computador digital eletrônico programável de propósito geral e de grande escala da história dos computadores”.

Com o parágrafo precedente iniciava meu artigo intitulado “Celebrando a Informática e as Mulheres Computadoras Eletrônicas”, publicado na página da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), para celebrar o DIA DA INFORMÁTICA o qual é festejado todo dia 15 de agosto.

“Informatik” (1956), “Informatique” (1962), “Informatika” (1966), INFORMÁTICA. Independentemente do vocábulo que se tenha adotado até hoje, naquele 15 de agosto de 1946 o ENIAC dava início à INFORMÁTICA (uma porta para além das infindas possibilidades).

DIAS, C. M. C. - 2024

Na época de instalação do ENIAC foram escolhidas seis mulheres para programar o ENIAC, as reconhecidas “Calculadoras” (como eram chamadas as Operadoras (Programadoras) do ENIAC). As Profissionais em referência foram responsáveis pelo enorme e complexo trabalho de calcular, por meio de complicadas Equações Diferenciais (nada triviais), as trajetórias de mísseis desde o momento em que saíam dos canhões até atingirem os correspondentes alvos.

Tanto em homenagem ao ENIAC quanto para reconhecer o feito de cada “Computer” (“Computadora”) que integrou a equipe de operação do ENIAC criou-se o DIA DA INFORMÁTICA.

“Programar em computador digital eletrônico” é primazia das MULHERES. Inicialmente 80 (oitenta) mulheres operavam o ENIAC. Na sequência apenas seis mulheres criaram e implementaram o primeiro algoritmo para testar, com pleno sucesso, o ENIAC.

Sempre parabéns para as “Garotas do ENIAC”, as primeiras PROGRAMADORAS (COMPUTADORAS ELETRÔNICAS) da história da INFORMÁTICA:
* Kathleen "Kay" McNulty Mauchly Antonelli (1921 - 2006),
* Betty Jean Jennings (1924 - 2011),
* Frances Elizabeth "Betty" Holberton (1917 - 2001),
* Marlyn Meltzer (nascida Marlyn Wescoff, 1922 - 2008),
* Frances Spence (1922 - 2012) e
* Ruth Lichterman Teitelbaum (1924 - 1986).

Que a INFORMÁTICA se desenvolva cada vez mais e sempre siga surpreendendo com suas infinitas possibilidades.

O artigo “Celebrando a Informática e as Mulheres Computadoras Eletrônicas” encontra-se disponível no endereço https://tinyurl.com/277hzta4.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/08/2024

14 de ago. de 2024

Transformando realidades por meio do conhecimento.


Parafraseei, por algumas vezes, durante meus discursos como Paraninfo nas Cerimônias de Colação de Grau de Turmas de Formandos de Afilhados Acadêmicos, a posição de John F. Kennedy (1917-1963), ao proclamar algo como: “A partir de agora Jovens Formados Afilhados não perguntem o que o Brasil pode fazer por vocês. Mas, com o poder recebido da Academia, perguntem (e respondam) o que vocês podem fazer pelo nosso Brasil daqui por diante”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Sempre motivado pela certeza que os Afilhados Acadêmicos seguem suas caminhadas na busca das perguntas em referência (apresentando as necessárias respostas) celebro, com júbilo, os aniversários das sempre especiais homenagens recebidas como Paraninfo, Nome de Turma, Patrono ou Professor Homenageado nas Cerimônias de Colação de Grau, bem como os importantes aniversários dos primeiros anos daquelas Turmas nas quais ministrei os conteúdos matemáticos da Diferenciação e da Integração, bem como da Lógica Formal (Analítica), para os então “Jovens” Calouros Acadêmicos que são hoje meus Afilhados Acadêmicos e Profissionais tocando bem e adequadamente (e transformando também) a realidade circundante na qual atuam.

DIAS, C. M. C. - 2024

Assim, festejar cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, trinta, trinta e cinco anos (ou mais) das muitas histórias de reconhecimento e deferência recebidas, tanto quanto compartilhar neste tempo o ensinar e o aprender, é uma particular satisfação e um privilégio sem igual para o Professor.

DIAS, C. M. C. - 2024

Felizes são aqueles que podem festejar e compartilhar, com júbilo, suas histórias (e seus valores). Que os saberes (conhecimentos) da Academia e o trabalho forneçam aos egressos Profissionais os necessários (mas, jamais suficientes) meios para transformar (fortemente e cada vez mais) as realidades onde atuam.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/08/2024

13 de ago. de 2024

Estudos em Neurologia para viver melhor.


Nos dias 16 e 17 de julho de 2024, foi desenvolvido de forma online, o Primeiro Simpósio de Neurologia 2024 Dasa, realizado pela Dasa Educa com patrocínio da AstraZeneca, MicroPort NeuroTech e Roche.

Dasa Educa - Dasa - 2024

A convite da Dasa participei do evento quando tive a oportunidade de interagir com especialistas da área de Neurologia de todo o Brasil e quando foram tratados os temas mais atuais e relevantes sobre Neurologia. O objetivo do Primeiro Simpósio de Neurologia Dasa foi avaliar os atuais avanços e realizações na área de Neurologia estabelecendo a necessária troca de conhecimentos e experiências.

Muito amplamente, pode-se dizer que a Neurologia trata dos distúrbios estruturais do Sistema Nervoso do ser humano (formado pelo cérebro, medula espinhal, nervos periféricos e ligações com toda a fisiologia do corpo) lidando, especificamente, tanto com o diagnóstico quanto com o tratamento de todas as categorias de doenças (distúrbios) que estejam relacionadas. Assim, investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos é a função última da Neurologia.

Com o advento da Neurociência (a qual se propõe estudar cientificamente o Sistema Nervoso do homem) a Neurologia passou a se aproximar mais de outras Ciências para melhor compreender o Sistema Nervoso visando aprimoramentos e extensões. Assim, áreas como a Lógica, em particular, se associam à Neurologia e à Neurociência para decifrar os comandos e as funções do cérebro, bem como para entender as correspondentes alterações das inteligências no processo de envelhecimento humano.

DIAS. C. M. C. - 2024

No dia 16 de julho de 2024, foram abordados temas associados à Neuroimunologia e aos Desafios em Neurologia. No dia 17 de julho de 2024, foram tratadas questões associadas à Neurologia do Envelhecimento e à Neurologia Vascular.

A Dasa Educa, área educacional da Dasa, está organizada para gerar e fomentar aprendizado para o setor de saúde, oferecendo diversificada variedade de conhecimentos científicos para distintos grupos de profissionais. Mediante o compartilhamento de saberes a Dasa Educa tem por objetivo contribuir com a formação e transformação da saúde no Brasil.

Por sua vez, a Dasa é uma Rede de Saúde Integrada atuante no Brasil a qual vem oferecer ampla diversidade de serviços incluindo Medicina Diagnóstica, Hospitais, Cuidados Integrados e Centros Médicos. Composta por um vasto conjunto de laboratórios, órgãos e profissionais focados na prevenção e no tratamento de diversas condições de saúde, a Dasa se destaca pela forma da abordagem integrada e pelo corrente uso das mais avançadas tecnologias para garantir segurança e eficiência.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/08/2024

12 de ago. de 2024

ARTE é um diferencial dos povos.


Em 12 de agosto é celebrado o DIA NACIONAL DAS ARTES.

A ARTE expressa a CULTURA de uma Nação, sendo um “Diferencial de Mágica Identificação”. A ARTE é a expressão de um Povo.

Um povo bem se pode distinguir dos demais pela ARTE que é capaz de produzir. Tudo o mais são igualdades disfarçadas.

DIAS, C. M. C. - 2024

Comemorar a ARTE é festejar a “Expressão” de um Povo haja vista que ARTE é a tradução do pensamento e dos anseios de todas as civilizações.

O Dia Nacional das Artes surge a partir do decreto de lei número 82.385, de 5 de outubro de 1978, que regulamentou a Lei número 6.533, de 24 de maio de 1978, a qual dispõe sobre as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências.

As Leis em referência tanto regulamentam a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões dentre outras funções relacionadas com o Trabalho Artístico definindo o Artista como o Profissional que "cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública".

Vivas à ARTE Nacional. Vivas à imaginação, criatividade e talento para emocionar e refletir que são princípios próprios da ARTE a qual nasce com o homem e permanecerá muito além da humanidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/08/2024

11 de ago. de 2024

Soluções inolvidáveis chegaram com o IBM PC 5150.


Em novembro de 1981, há mais de 42 anos, adquiri o revolucionário (fantástico) IBM Personal Computer (PC) 5150; máquina incrível colocada no mercado no dia 12 de agosto de 1981 e acompanhada de grande divulgação como importante equipamento tecnológico avançado (inovador) na época.

DIAS, C. M. C. - 2024

Igual ao da foto, o IBM Personal Computer (PC) 5150, o qual tive o privilégio de possuir, era composto do Sistema Operacional: IBM BASIC / PC DOS 1.0, CP/M-86, UCSD p-System (desenvolvido pela Microsoft); tendo CPU com processador INTEL 8088 de 4,77 MHz (versão econômica do processador 8086); Memória de 64 KB RAM e de 40 KB ROM; duas unidades de disquetes de 5,25 polegadas (com capacidade de 160 KB); sem disco rígido; podendo ser conectado a monitores monocromáticos ou coloridos dependendo da preferência do usuário. Na época a configuração em questão era apenas inimaginável pela maioria das pessoas as quais sequer possuíam a remota noção do que seria um computador pessoal.

O IBM PC 5150 foi o primeiro microcomputador da linha IBMPC do mercado brasileiro e foi, sem dúvidas, o equipamento inovador da época causador de impacto significativo e poderoso promovendo a popularização da utilização de PCs em ambientes tanto empresariais quanto domésticos. Além do mais, é de se salientar que o IBM PC 5150 estabeleceu o padrão de compatibilidade para os futuros computadores pessoais.

Quem teve um IBM PC 5150 nunca esquece a satisfação ímpar experimentada; sem mencionar, é claro, o poder que se ia adquirindo na medida que mais e mais se dominava o equipamento gerando soluções inolvidáveis e jamais antes pensada.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/08/2024

10 de ago. de 2024

Há 170 anos “servindo e protegendo”.


Em 10 de agosto, celebra-se a criação da Polícia Militar do Paraná (PMPR) a qual foi instituída pela Lei número 7, de 10 de agosto de 1854, como Companhia de Força Policial (que na época era um tipo de unidade de Infantaria Leve ou Infantaria Ligeira, uma forma especializada de Infantaria para incursão rápida e com intensificada  profundidade dentro de um território inimigo).

A PMPR, com o lema “Sua proteção é o nosso compromisso”, integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil tendo por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil no Estado do Paraná.

Incluindo os membros do Corpo de Bombeiros do Paraná, os Militares do Estado do Paraná, como são reconhecidos os membros da PMPR, formam força auxiliar e reserva militar do Exército do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

Neste particular 10 de agosto de 2024 são comemorados 170 anos da honrosa participação dos Policiais Militares do Paraná na história do Estado do Paraná sempre servindo na proteção da Sociedade Paranaense.

Avante PMPR! Hurra! Hurra! Hurra!

Carlos Magno Corrêa Dias
10/08/2024

9 de ago. de 2024

Duda e Ana Patrícia são Campeãs Olímpicas.


Muito massa. Super de mais. Mais uma medalha de ouro de Paris 2024 para o Brasil é de Duda (Eduarda dos Santos Lisboa) e Ana Patrícia (Ana Patrícia Silva Ramos). Parabéns para as super Duda e Ana Patrícia, agora imortais.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
09/08/2024

8 de ago. de 2024

Autocertificação no Mercosul em debate.


Por meio da Gerência de Relações Internacionais, Coordenação de Certificação de Origem, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), fui convidado a participar do Seminário intitulado “Autocertificação no Mercosul: Oportunidades e desafios para a indústria paranaense”, cujo objetivo foi a disseminação de informações e regulamentações do Comércio Exterior.

FIEP / CIN (Centro Internacional de Negócios) - 2024

Idealizado pela Fiep por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios), com apoio da APEX, CIFAL, Correios, MDIC, RFB, CNI e Casa das Indústrias, o Seminário foi desenvolvido em 4 de Julho de 2024, na Sinduscon Norte, em Londrina (PR), quando especialistas e agentes do governo apresentaram distintos detalhes sobre os diversos aspectos da autocertificação com vistas ao mais adequado entendimento sobre as questões envolvidas.

Conforme salientado foi objetivado, também, o aprimoramento de competências de profissionais e empresários na área de Comércio Exterior pensando em se mudar a forma como as Indústrias do Estado do Paraná estão operando no mercado internacional. Além dos conhecimentos apresentados o Seminário foi palco de intenso networking com especialistas renomados.


A programação contou com exposições sobre os seguintes temas; quais sejam: “Internacionalização e a Indústria”; “Como a ApexBrasil pode ajudar as empresas a promoverem os produtos e serviços brasileiros no exterior?”; “Exporta Fácil”; “ICC - Autocertificação e seus desafios”; “Acordos Comerciais e o NOVO Regime de Origem MERCOSUL”; “Operador Econômico Autorizado - OEA: Oportunidades e Desafios”. Também foram apresentadas a Contextualização Rotas Estratégicas para o futuro dos Negócios Internacionais Paranaenses 2040, bem como realizada a Apresentação Tendências dos Negócios Internacionais e Coleta de percepções individuais por intermédio da plataforma on-line com indicação de ações de futuro.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/08/2024

7 de ago. de 2024

Não pode existir Ensino e Pesquisa sem Extensão.


É sabido que para divulgar a EXTENSÃO adotei a prática de afixar, ao longo dos anos, nas paredes de minhas salas de trabalho, alguns dos vários cartazes (“banners”) de divulgação das muitas atividades de Extensão Universitária e/ou de Extensão Tecnológica que ministrei sempre buscando inovação e disrupção não me distanciando, entretanto das diretrizes do Ensino e da Pesquisa às quais me vinculava.               

DIAS, C. M. C. - 2024

No passar de décadas de atividades como Professor tenho a satisfação de ser o responsável por promover diversas atividades de EXTESÃO e de ter garantida a certificação de um grande número de participantes em eventos de EXTENSÃO (geralmente, meus Alunos dos Cursos de Graduação onde atuei).

Neste 2024, celebro, em particular, uma década, dez anos, das Ações de Extensão Universitária e Tecnológica que propus, executei e coordenei exclusivamente no primeiro semestre letivo do ano de 2014 na Tecnológica (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) quando foram registradas trezentas inscrições e emitidas duzentas e oitenta e cinco certificações, decorrentes de minhas Ações de Extensão associadas a oito Projetos de Extensão oficiais elaborados os quais me permitiram gerar cinco Cursos de Extensão Universitária, dois Colóquios, duas Conferências e um Seminário vinculados ao Programa de Extensão sob minha proposição e coordenação.


DIAS, C. M. C. - 2014

Sempre ressalto que as ações de EXTENSÃO desenvolvidas possuem valor muito especial em minha prática docente dado acreditar que a EXTENSÃO é exercício fundamental e necessário que mantém a interação exigida entre o conhecimento e o mundo real. O conhecimento se concretiza quando a EXTENSÃO integra PESQUISA e ENSINO.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2024

6 de ago. de 2024

Brincando com a percepção do tempo.


Ao se mudar a perspectiva temporal, possivelmente, os dias haverão de se confundirem; o que levaria, em termos pragmáticos, a erros (lógicos) de interpretação entre “ontem”, “hoje” e “amanhã”; os quais são dias distintos e não poderiam ser o mesmo dia.

Assim, constitui uma brincadeira afirmar algo como “ontem seria hoje se agora for amanhã”. Ou não? A relação temporal está logicamente correta?

Logicamente, se “agora” fosse “amanhã”, se estaria projetando um dia à frente. Mas, se “ontem” fosse “hoje”, se estaria no mesmo dia. Então, “ontem seria hoje se amanhã fosse agora”.

Mas, “se amanhã fosse agora, então ontem seria hoje”? É isto? Ou não?

De outra forma, entretanto, seria correto afirmar (logicamente) que “se agora fosse ontem, amanhã seria hoje”?

"Alfa" premissas determinam "beta" conclusão. É o que afirma a Lógica (como todos sabem).

Pois bem, se “agora” fosse “ontem”, se estaria (claramente) um dia no passado. Mas, se “amanhã” fosse “hoje”, se estaria (também, notadamente) um dia no futuro.

Portanto, “se agora fosse ontem, amanhã seria hoje” constituiu forma correta de brincar com a percepção do tempo. Ou não?


DIAS, C. M. C. - 2024

Se se está um dia no passado (ontem), o dia seguinte (amanhã) seria hoje?

Carlos Magno Corrêa Dias
06/08/2024

5 de ago. de 2024

Medidas sanitárias para uma saúde melhor.


Em São Luiz do Paraitinga (SP) nascia, em 5 de agosto de 1872, o cientista, médico, sanitarista, bacteriologista, epidemiologista, aquele que foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, o mais importante nome da Saúde Pública do Brasil, Oswaldo Gonçalves Cruz (1872 - 1917).

Oswaldo Gonçalves Cruz, mais conhecido como Oswaldo Cruz, transformou radicalmente a Saúde Pública devido à dedicação à Ciência, ao pioneirismo e à visão inovadora. Em sua homenagem celebra-se, no dia 5 de agosto, o DIA NACIONAL DA SAÚDE no Brasil; o qual foi instituído em 08/11/1971, pela Lei número 5.352.

DIAS, C. M. C. - 2024

Oswaldo Cruz fundou, em 1900, o então Instituto Soroterápico Federal, o atual IOC (Instituto Oswaldo Cruz), instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade do conhecimento produzido para o tratamento de diversas doenças.

Contribuindo para o enfrentamento das principais doenças que assolavam o país (como febre amarela, peste bubônica e varíola), Oswaldo Cruz desde jovem se interessou pela microbiologia chegando a montar um pequeno laboratório particular no porão de sua casa. Ao assumir a Diretoria Geral de Saúde Pública, em 1903, reformula o Código Sanitário e reestrutura os órgãos de Saúde e Higiene do país.

Responsável por empreender campanhas de saneamento de combate às principais doenças na então Capital Federal adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura de vetores causadores de doenças (como mosquitos e ratos) e a desinfecção de casas. Sob sua condução, em poucos meses, a grave incidência da peste bubônica diminuiu.

No combate à febre amarela Oswaldo Cruz, indo contra a maioria dos médicos, julgando que a doença se transmitia por mosquitos e não pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes, implantou medidas sanitárias com brigadas sanitárias que percorriam casas, quintais e ruas, eliminando aqueles focos de insetos responsáveis pelas mortes.

Oswaldo Cruz foi responsável, também, pela redução dos casos de varíola ao tentar a implantação da vacinação “em massa” da população. Graças à vacinação, no ano de 1907, se conseguiu a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro. Em 1908, quando surge uma nova e violenta epidemia de varíola, a própria população (que antes se revoltava contra a vacina) foi, voluntariamente aos postos para tomar vacina.

No mesmo ano de 1907, Oswaldo Cruz recebe a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.

O DIA NACIONAL DA SAÚDE objetiva chamar a conscientização de todos sobre a importância do valor da Saúde para a vida evidenciando o quão necessário é a educação sanitária e as vantagens de ser ter um estilo de vida mais saudável.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/08/2024

4 de ago. de 2024

Suplício inimaginável segue fazendo vítimas.


Por certo existem formas horríveis de se morrer. Mas, nenhuma outra maneira deve ser mais miserável, cruel ou dolorosa que perder a vida pela falta de ter o que comer. Morrer de fome é horrível, um desespero monstruoso, um suplício inimaginável.

DIAS, C. M. C. - 2024

No artigo “A fome faz doer e mata sem piedade”, disponível no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7088-artigo-a-fome-faz-doer-e-mata-sem-piedade apresento algumas considerações sobre questões relacionadas.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/08/2024

3 de ago. de 2024

A verdade ilimitada na real MATRIX.


Não é porque se percebe algo na realidade que este algo de fato exista (como a vontade o deseja). Mas, se um algo não existir, é impossível agir sobre ele. O que, em absoluto, significa que não se possa perceber e atuar sobre a verdade que aquele algo representa.

DIAS, C. M. C. - 2024

É crucial lembrar que a percepção humana não é necessariamente uma representação precisa da realidade objetiva sendo chamada, frequentemente, para se entender que se pode ser influenciado por sentidos, emoções e filtros cognitivos; gerando, em consequência, a não possibilidade de se interagir com o inexistente.

É necessário, em muitas das vezes, abandonar presunções sobre a realidade. Tudo é possível. Mas, é a mente condicionada que impede se acreditar nas particulares singularidades. A lógica (embora útil) impõe limites, mas, não se pode esquecer, que a natureza, em última instância, é ilimitada (foi e sempre o será). A natureza obriga possibilidades além daquilo que se pode deduzir logicamente e impõe fenômenos que desafiam a compreensão; transcendendo modelos lógicos. Mas, a mente, por outro lado, tem o potencial de transcender limitações.

Todavia, ao se deixar de lado o acreditar limitante, é possível transcender a descrença e, no campo do tangível, perceber (entender) as possibilidades. A mente tem o poder de transcender quaisquer limitações. Talvez não exista aquilo que se supões estar habitando a realidade dos fatos, mas a capacidade de mudar a percepção real sobre o mundo sempre estará ao alcance daqueles que podem pensar.

A mente humana pode remodelar a compreensão da realidade dado ser a percepção do real maleável, cabendo ao intelecto transformar o que se considera “verdade”. Então, o questionar, o explorar além das aparências e transcender as próprias limitações é exigido quando se admite ser a verdade mais profunda e bem mais multifacetada do que se pode imaginar.

A corrente da MATRIX sempre fica mais pesada. “Não existe a colher”, mas toda vez que você a reconhecer um novo elo será acrescentado à pesada correte de sua “MATRIX”.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/08/2024

P.S.:

01001100 11110011 01100111 01101001 01100011 01100001

01001101 01100001 01110100 01110010 01101001 01111000 00001010

01010010 01100101 01100001 01101100 01101001 01100100 01100001 01100100 01100101

01001001 01101100 01101001 01101101 01101001 01110100 01100001 01100100 01101111

2 de ago. de 2024

Beatriz Souza (Bia Souza) é Campeã Olímpica.


Super Bia Souza. A primeira medalha de ouro de Paris 2024 do Brasil é dela. Que de mais. Parabéns para a super BIA, agora imortal Beatriz Souza.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
02/08/2024