23 de ago. de 2024

Asas que protegem a Amazônia Azul.


Em 23 de agosto, celebra-se o Dia do Aviador Naval.

A história da Aviação Naval do Brasil começou, oficialmente, em 23 de agosto de 1916, há 108 anos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com a criação da Escola de Aviação Naval aquela que é a primeira Escola Militar de Aviação do Brasil.

Marinha do Brasil - Aviação Naval - 2024

Atualmente denominada Força Aeronaval, a Aviação Naval Brasileira é o componente aéreo da Marinha do Brasil estando subordinada (em sua maior parte) ao Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) o qual faz parte da Esquadra (o Componente Oceânico das Forças de Combate da Marinha do Brasil), juntamente com o Comando da Força de Submarinos, o Comando da Força de Superfície (ComForSup), o 1º e 2º Comandos da Divisão de Esquadra e demais organizações de apoio.

O Aviador Naval, empenhado na proteção da “Amazônia Azul (Mar) do Brasil, é o Militar de Carreira da Marinha do Brasil habilitado à pilotagem de aeronaves de asas rotativas (helicóptero) ou de asa fixa (caças). “No ar, os homens do mar!”.

A Aviação Naval da Marinha do Brasil tanto pode operar em navios (na chamada Aviação Embarcada) quanto atuar a partir de bases terrestres sendo que o pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil junto à Marinha para garantir a segurança e o desenvolvimento nacional contribuiu tanto para desbravar rotas aéreas quanto para promover assertivamente operações de patrulha em defesa do litoral e áreas fronteiriças do Brasil.

A Aviação Naval constitui “instrumento essencial à Estratégia Nacional de Defesa, atuando para além de suas missões primárias de defesa da soberania e manutenção do Poder Naval”.

Durante a Cerimônia Militar alusiva ao 98° aniversário da Aviação Naval, a Marinha do Brasil instituiu o Almirante Protógenes Pereira Guimarães (1876-1938) como Patrono da Aviação Naval, devido às relevantes contribuições para a atividade aérea na Marinha durante a Primeira Fase da Aviação Naval.

Primeiro Comandante da Escola de Aviação Naval, Comandante de Defesa Aérea do Litoral e Diretor-Geral de Aeronáutica da Marinha, Ministro da Marinha, o militar Protógenes Pereira Guimarães teve sua carreira marcada pelo brilhantismo e por feitos ligados às atividades aeronavais que servem continuamente de exemplo que orientam os rumos das futuras gerações de Marinheiros Aviadores.

Marinha do Brasil - Aviação Naval - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
23/08/2024