22 de ago. de 2024

Conflitos surreais na Educação no Brasil.


É sabido que desde a primeira edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ocorrida em 2000, os resultados do Brasil são péssimos, para não dizer vergonhosos.

O Pisa é um programa que avalia o rendimento sobre conhecimentos e habilidades de estudantes de 15 anos nas áreas de Ciências, Leitura e Matemática objetivando produzir indicadores para a promoção de políticas que assegurem a qualidade da Educação Básica.

No último Pisa, edição de 2022, novidade alguma foi registrada quanto ao desempenho dos estudantes brasileiros. Uma vez mais, o Brasil se manteve brigando fortemente lá nas últimas posições; ficando, inclusive, bem abaixo da média dos países da OCDE em todas os domínios avaliados.

DIAS, C. M. C. - 2024

Dos 81 países participantes, o Brasil ficou no 59º lugar; obtendo uma média geral de apenas 397 enquanto a média geral dos primeiros colocados foi de 560 pontos.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Ciências, mais da metade dos estudantes brasileiros ficou no nível 1 (habilidades básicas) não atingindo o nível 2 (considerado o mínimo de proficiência aceitável); sendo o nível 6 (habilidades excepcionais) o nível superior de aproveitamento. Nenhum estudante do Brasil atingiu o nível máximo em Ciências.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Leitura, metade dos estudantes brasileiros tiveram desempenho abaixo do nível 2 evidenciando não possuir sequer o nível básico na própria língua materna. Além do mais, apenas 2% dos estudantes do Brasil ficaram no nível 5 e/ou 6.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em Matemática, 73% dos estudantes do Brasil não alcançaram o nível básico. Ou seja, 7 em cada 10 alunos brasileiros mostraram que não sabem (na verdade, não conseguem) resolver problemas matemáticos simples (elementares).

DIAS, C. M. C. - 2024

O Pisa tem uma escala de desempenho que varia de 1 a 6, sendo que o nível 2 é considerado o nível básico de conhecimento, o mínimo necessário. Resultados abaixo do nível 2 são considerados insatisfatórios.

A despeito, entretanto, dos péssimos resultados no Pisa, o mesmo Brasil é o país a ser vencido em outras importantes avaliações internacionais envolvendo Educação. Tal é o caso, por exemplo, do WordlSkills (Torneio Internacional de Educação Profissional), a mais importante competição de Educação Profissional do mundo.

O Brasil, desde 2007, encontra-se entre os cinco países com a melhor Educação Profissional do mundo; chegando a ser o grande campeão do WordlSkills na edição de 2015.

No meu artigo “O paradoxo brasileiro WorldSkills x Pisa”, publicado na página da FNE e na página do Seesp, disponível, respectivamente, nos endereços https://tinyurl.com/3xa66et5 e https://tinyurl.com/c47nfxmy, apresento série de considerações sobre a complexa situação controvérsia entre a Educação Básica e a Educação Profissional vivenciada atualmente no Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/08/2024