5 de ago. de 2024

Medidas sanitárias para uma saúde melhor.


Em São Luiz do Paraitinga (SP) nascia, em 5 de agosto de 1872, o cientista, médico, sanitarista, bacteriologista, epidemiologista, aquele que foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, o mais importante nome da Saúde Pública do Brasil, Oswaldo Gonçalves Cruz (1872 - 1917).

Oswaldo Gonçalves Cruz, mais conhecido como Oswaldo Cruz, transformou radicalmente a Saúde Pública devido à dedicação à Ciência, ao pioneirismo e à visão inovadora. Em sua homenagem celebra-se, no dia 5 de agosto, o DIA NACIONAL DA SAÚDE no Brasil; o qual foi instituído em 08/11/1971, pela Lei número 5.352.

DIAS, C. M. C. - 2024

Oswaldo Cruz fundou, em 1900, o então Instituto Soroterápico Federal, o atual IOC (Instituto Oswaldo Cruz), instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade do conhecimento produzido para o tratamento de diversas doenças.

Contribuindo para o enfrentamento das principais doenças que assolavam o país (como febre amarela, peste bubônica e varíola), Oswaldo Cruz desde jovem se interessou pela microbiologia chegando a montar um pequeno laboratório particular no porão de sua casa. Ao assumir a Diretoria Geral de Saúde Pública, em 1903, reformula o Código Sanitário e reestrutura os órgãos de Saúde e Higiene do país.

Responsável por empreender campanhas de saneamento de combate às principais doenças na então Capital Federal adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura de vetores causadores de doenças (como mosquitos e ratos) e a desinfecção de casas. Sob sua condução, em poucos meses, a grave incidência da peste bubônica diminuiu.

No combate à febre amarela Oswaldo Cruz, indo contra a maioria dos médicos, julgando que a doença se transmitia por mosquitos e não pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes, implantou medidas sanitárias com brigadas sanitárias que percorriam casas, quintais e ruas, eliminando aqueles focos de insetos responsáveis pelas mortes.

Oswaldo Cruz foi responsável, também, pela redução dos casos de varíola ao tentar a implantação da vacinação “em massa” da população. Graças à vacinação, no ano de 1907, se conseguiu a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro. Em 1908, quando surge uma nova e violenta epidemia de varíola, a própria população (que antes se revoltava contra a vacina) foi, voluntariamente aos postos para tomar vacina.

No mesmo ano de 1907, Oswaldo Cruz recebe a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.

O DIA NACIONAL DA SAÚDE objetiva chamar a conscientização de todos sobre a importância do valor da Saúde para a vida evidenciando o quão necessário é a educação sanitária e as vantagens de ser ter um estilo de vida mais saudável.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/08/2024