18 de ago. de 2024

Nem nos oceanos alguém ficará para trás.


Para divulgar as ligações do trabalho de assistência técnica do Comitê de Cooperação Técnica da IMO (Organização Marítima Internacional) com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 20230 da ONU (Organização das Nações Unidas) foi promovida pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) a conferência “A Contribuição do Brasil para o Desenvolvimento Sustentável, em Consonância com a Agenda 2030 da ONU”, a qual foi apresentada em 29/07/2024.

Cembra - 2024

Convidado pelo Cembra a participar do evento, tive a oportunidade de conhecer de quais maneiras efetivas a maioria dos objetivos da Agenda 2030 estão sendo concretizados por intermédio de um setor de transportes sustentável que segue apoiando o comércio mundial e facilitando a economia global.

A IMO, integrante da ONU, é uma agência especializada cuja principal missão é a de garantir segurança e proteção do transporte marítimo internacional, bem como de prevenir a poluição atmosférica e marinha causada por navios. Vinculada aos países que implementam ações para alcançar os ODS com foco nos oceanos, a IMO tem contribuído com iniciativas que redefinem a relação entre a indústria marítima e o meio ambiente.

No evento, evidenciou-se, também, em especial, como as ações da IMO estão impactando positivamente na preservação dos oceanos e na promoção da sustentabilidade; colocando em foco como o Brasil, com o auxílio do trabalho dos atores relacionados com o mar, está conseguindo atingir os ODS para a construção de um modelo de transição para um planeta mais saudável e um mundo mais justo para as gerações presentes e futuras.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais interconectados (com 169 metas e 231 indicadores) estabelecidos pela ONU como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotados em 2015, os quais abordam os principais desafios enfrentados pela humanidade para atingir desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Pretendendo garantir que todos os indivíduos, especialmente os mais vulneráveis, sejam beneficiados pelo desenvolvimento sustentável e pelas melhorias sociais, econômicas e ambientais promovidas pelos ODS, o lema da Agenda 2030 da ONU é “Não deixar ninguém para trás”.

Os ODS surgiram após o estabelecimento dos oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), conhecidos como OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO, estabelecidos, também, pela ONU, em 2000, os quais deveriam ser alcançados até 2015 com a finalidade de enfrentar desafios globais relacionados com a pobreza extrema, a fome, e a mortalidade infantil e a educação. Assim, os ODS são uma continuação e expansão dos ODM.

DIAS, C. M. C. - 2017

O Cembra, ao promover mais este importante evento, segue cumprindo sua missão de estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do mar brasileiro (da Amazônia Azul do Brasil).

Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2024