19 de ago. de 2024

Sem o historiador não haveria uma humanidade a ser contada.


Em 19 de agosto, celebra-se o DIA DO HISTORIADOR.

A data foi instituída por meio da Lei número 12.130/2009, em homenagem ao político, diplomata, historiador, jurista, orador e escritor pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910), mais conhecido como Joaquim Nabuco que nasceu no dia 19 de agosto de 1849.

DIAS, C. M. C. - 2024

Joaquim Nabuco foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos importantes diplomatas do Império do Brasil que, convicto, defendeu a abolição dos escravos e combateu fortemente a escravidão.

Monarquista e defensor de um Liberalismo Social próprio, Joaquim Nabuco conseguiu conciliar sua posição política com sua postura abolicionista. Segundo ele grande parte dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira da época era de responsabilidade da escravidão e defendeu incondicionalmente que o trabalho servil fosse suprimido antes de qualquer mudança no âmbito político.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi, também, autor de obras históricas importantes para a compreensão da história do Brasil.

No DIA NACIONAL DO HISTORIADOR faz-se uma homenagem aos Profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades realizando a necessária interpretação e a preservação da memória coletiva para se promover análise crítica dos eventos passados e contribuir para a compreensão do presente vislumbrando caminhos do futuro.

Na história a busca pela verdade é um processo contínuo e muitas vezes complexo. A história está sempre evoluindo à medida que novas descobertas são feitas e novas teorias são desenvolvidas. Sem a história, não há humanidade. Como nem sempre se tem as respostas, a investigação histórica é fundamental para expandir o conhecimento e a compreensão do mundo.

O historiador, professor e como um profeta sobre o tempo, olhando para o passado, postado firme no presente e perspectivando o futuro, segue procurando nas trilhas da história a complexa verdade sobre os homens para situá-los em seus devidos lugares.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/08/2024