7 de ago. de 2024

Não pode existir Ensino e Pesquisa sem Extensão.


É sabido que para divulgar a EXTENSÃO adotei a prática de afixar, ao longo dos anos, nas paredes de minhas salas de trabalho, alguns dos vários cartazes (“banners”) de divulgação das muitas atividades de Extensão Universitária e/ou de Extensão Tecnológica que ministrei sempre buscando inovação e disrupção não me distanciando, entretanto das diretrizes do Ensino e da Pesquisa às quais me vinculava.               

DIAS, C. M. C. - 2024

No passar de décadas de atividades como Professor tenho a satisfação de ser o responsável por promover diversas atividades de EXTESÃO e de ter garantida a certificação de um grande número de participantes em eventos de EXTENSÃO (geralmente, meus Alunos dos Cursos de Graduação onde atuei).

Neste 2024, celebro, em particular, uma década, dez anos, das Ações de Extensão Universitária e Tecnológica que propus, executei e coordenei exclusivamente no primeiro semestre letivo do ano de 2014 na Tecnológica (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) quando foram registradas trezentas inscrições e emitidas duzentas e oitenta e cinco certificações, decorrentes de minhas Ações de Extensão associadas a oito Projetos de Extensão oficiais elaborados os quais me permitiram gerar cinco Cursos de Extensão Universitária, dois Colóquios, duas Conferências e um Seminário vinculados ao Programa de Extensão sob minha proposição e coordenação.


DIAS, C. M. C. - 2014

Sempre ressalto que as ações de EXTENSÃO desenvolvidas possuem valor muito especial em minha prática docente dado acreditar que a EXTENSÃO é exercício fundamental e necessário que mantém a interação exigida entre o conhecimento e o mundo real. O conhecimento se concretiza quando a EXTENSÃO integra PESQUISA e ENSINO.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2024