16 de ago. de 2024

Na base do saber sempre o perguntar.


Em 16 de agosto é celebrado o DIA DO FILÓSOFO.

Mesmo na Realidade das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), no mundo das Ondas de Inovação e das Revoluções Industriais, no universo da Digitalização e da Transformação Digital, em meio ao desenvolvimento massivo dos Sistemas Cyber-Físicos, nas realidades estendidas e do poder da IA (Inteligência Artificial), o FILOSOFAR seque firme e forte gerando mudanças e ultrapassando possibilidades.

Porque o homem pensa, faz FILOSOFIA.

Antes dos cálculos, antes dos eletrônicos programáveis, antes dos computáveis, antes das linguagens formuladas, antes das formas geomé
tricas, antes das estruturas algébricas, antes da própria Lógica, antes do necessário (do analítico, do a priori), antes da Matemática, mesmo antes da verdade, é exigido o FILOSOFAR.

DIAS, C. M. C. - 2024

Que o filosofar siga investigando as essências da realidade circundante e promova a quebra (a disrupção) das frágeis correntes do entendimento que se desejam aceitar.

O FILOSOFAR, centrado na argumentação lógica, nas experiências de pensamento e na análise dos conceitos, difere das Ciências, Mitos, Tecnologias e Religiões; sendo sempre exigido o perguntar dado que o “a priori” do FILOSOFAR ainda não foi estabelecido sistemicamente.

Que a prática contínua do “sempre perguntar para continuamente refletir” integre cada vez mais o trabalho dos Profissionais identificados como Filósofos. Que os Filósofos consigam refletir os critérios e/ou princípios que possibilitem compreender mais adequadamente a vida e o próprio homem.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/08/2024