31 de out. de 2012

Sortilégios Funestos.



“A morte com suas feições desumanas sorri para a vida aliciando os pobres mortais que iludidos pela eternidade procuram desculpas incompreensíveis (não lógicas) e encontram apenas o simples fim (lógico)”.

Com a frase anterior concluí palestra que proferi ontem sobre a “A Lógica da Morte”. Foi denso, pesado, estranho; mas enriquecedor (principalmente pelo desafio).

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 31/10/2012

29 de out. de 2012

O LIVRO Chama o Intelecto Transformando Mentes.



Em 29 de outubro de 1810 foi transferida para o Brasil a Real Biblioteca Portuguesa quando, também, é fundada a Biblioteca Nacional, ou Biblioteca Nacional do Brasil, ou, também, chamada Fundação Biblioteca Nacional.

Pela Lei 5191, de 18 de dezembro de 1966, ficou instituída no Brasil a data de 29 de outubro como sendo o DIA NACIONAL DO LIVRO, prestando assim homenagem ao LIVRO e à nossa fantástica Depositária do Patrimônio Bibliográfico e Documental do Brasil, na qual tenho a honra de possuir diversos LIVROS de minha autoria depositados e resguardados.

Que o LIVRO, enquanto repositório do intelecto humano, continue, com sua força e transcendência, a disseminar o conhecimento entre os homens e a transformar mentes.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-Pr, 29/10/2012

27 de out. de 2012

Convergências entre SNLB e ODM 2


Com início no último dia 23 de outubro e término em 29 de outubro está acontecendo em nosso país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, semana esta instituída pelo Decreto número 84631, de 09/04/1980.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi pensada para incentivar a leitura, difundir o livro, estimular a construção do conhecimento e divulgar a Biblioteca como importante centro de democratização do saber.

A despeito da evolução tecnológica e do desenvolvimento que possamos atingir, o LIVRO, em sentido estrito (não importa a forma ou o suporte onde seja engendrado) continuará sendo a fonte universal do saber humano.

Nos pautando, então, na importância do LIVRO para a formação de todos nós pensemos como engendrar, durante a SNLB 2012, novas soluções para atingirmos o objetivo 2 dos ODM (Educação Básica Para Todos) utilizando a força e o alcance do livro.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-Pr, 27/10/2012

26 de out. de 2012

SNCT Fez História e Abre Convite para o Futuro.


O mundo é constantemente transformado mediante as alterações causadas pelas intervenções do homem. Mas as interferências do homem no mundo real são balizadas pelas Ciências e pelas Tecnologias. Embora seja notória a afirmação em pauta, em alguns mundos possíveis, por mais estranho que possa parecer, ainda existem sérias dificuldades no reconhecimento da necessidade aventada.

No Brasil, entretanto, como um todo, estamos cada vez mais alinhados com a Ciência e a Tecnologia. Exemplos significativos desta realidade foram mostrados na semana de 15 a 21 de outubro de 2012, quando realizamos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2012 a qual objetivou, como nas edições anteriores, promover e estimular fortemente atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Promovida e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, teve como tema principal a “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, assuntos tratados, também, recentemente na importante Conferência Rio +20.

Colocar na agenda a SNCT passou a ser procedimento normal em todo lugar onde se pensa o desenvolvimento da Nação e a melhoria de vida das pessoas a partir da Ciência e da Tecnologia. Assim sendo, já foi apresentado o convite para se iniciar o processo de preparação da futura SNCT. Vamos manter está história cada vez mais presente incentivando a participação e garantindo o comprometimento cada vez mais intenso dos envolvidos em torno da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Que o entendimento aqui considerado possa ser comungado por todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 26/10/2012

Ciência, Tecnologia e Inovação Abundam na SNCT 2012.



O mundo é constantemente transformado mediante as alterações causadas pelas intervenções do homem. Mas as interferências do homem no mundo real são balizadas pelas Ciências e pelas Tecnologias. Embora seja notória a afirmação em pauta, em alguns mundos possíveis, por mais estranho que possa parecer, ainda existem sérias dificuldades no reconhecimento da necessidade aventada.

Viver a era da informação não permite, entretanto, que o entendimento possa penetrar onde não pode ser aceito ou, antes, compreendido devidamente.

No Brasil, contudo, e felizmente, como um todo, estamos cada vez mais alinhados com a Ciência e a Tecnologia. Exemplos significativos desta realidade foram mostrados na semana de 15 a 21 de outubro de 2012, quando realizamos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2012 a qual objetivou, como nas edições anteriores, promover e estimular fortemente atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Promovida e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, partindo de sugestões recebidas de consultas realizadas a diversas Organizações da Sociedade, adotou como tema a “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, assuntos tratados, também, recentemente na importante Conferência Rio +20.

Diversas estratégias foram debatidas ao longo da SNCT 2012 para garantir a mudança necessária de paradigmas para enfrentar os (não poucos) desafios da Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social no país. Particularmente (e muito intensamente) foram analisadas e apresentadas proposições significativas sobre como a Ciência e a Tecnologia poderão contribuir de forma efetiva, eficaz e eficiente, na Erradicação da Pobreza, possibilitando, em decorrência, diminuir as enormes desigualdades sociais em nossa Nação.

A nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012) fez história e superou, em muito, as expectativas iniciais. Na edição de 2012 houve um aumento de mais de quarenta por cento no número de atividades cadastradas se comparado com a edição de 2011 e o número de Instituições oficialmente envolvidas saltou para oitocentas e sessenta e sete.

A SNCT vem mostrando desde 2004, quando foi realizada a primeira edição da semana, que o brasileiro tem forte vocação para o fazer Ciência e para o Inovar em Tecnologia. Em 2012, foram mais de vinte e três mil eventos celebrando a Ciência e a Tecnologia nas mais distintas localidades de nosso território nacional. Parabéns a todo aquele que se permite pensar, fazer e inovar em Ciência e Tecnologia.

Valorizar a criatividade, incentivar a atitude científica e tecnológica, mostrar para as pessoas a importância da Ciência e da Tecnologia para a melhoria de vida de cada um e para o desenvolvimento da nação sempre foi o objetivo da SNTC. Contudo, outra função importantíssima da SNCT é permitir à população brasileira não apenas se inteirar sobre os avanços tecnológicos e científicos mas, principalmente, ter a possibilidade de discutir abertamente os correspondentes resultados e as consequências sobre o atual estado de desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país para reivindicar soluções mais próximas e necessárias.

A participação nas Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil é aberta a qualquer pessoa interessada, sendo este um ponto de distinção na ideologia dos promotores que são os diversos atores envolvidos com a Ciência e a Tecnologia tais como: Secretarias Municipais e Estaduais de Ciência e Tecnologia, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Escolas Públicas e Privadas, Universidades, Órgão Governamentais, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Parques Tecnológicos, Agências de Inovação, Museus de Ciência e Tecnologia, Centros de Ciência e Tecnologia, Fundações de Apoio à Pesquisa, Centros de Inovação, Empresas Públicas e Privadas, Meios de Comunicação, Institutos de P&D&I, Federações das Indústrias, Federações do Comércio, ONGs, dentre diversas outras Entidades da Sociedade Civil.

Cabe ressaltar, ainda, que o dia 16 de outubro passou a ser consagrado, no Brasil, como o Dia da Ciência e Tecnologia o qual foi instituído como mais uma forma de reconhecer e incentivar a Ciência e a Tecnologia em nosso país.

Colocar na agenda a SNCT já constitui procedimento normal em todo lugar onde se presa o desenvolvimento da Nação e a melhoria de vida das pessoas a partir da Ciência e da Tecnologia. Assim sendo, já foi dado o sinal para se iniciar o processo de preparação da futura SNCT. Vamos manter está história cada vez mais presente incentivando a participação e garantindo o comprometimento cada vez mais intenso em torno da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Que o entendimento aqui considerado possa ser comungado por todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 26/10/2012

23 de out. de 2012

Antinomias, ..., Paradoxos, ..., Sofismas, ..., Absurdos, ..., Incongruências, ..., Dilemas, ..., ...



Onde não cabe aquilo que cabe em todo lugar?

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 23/10/2012

17 de out. de 2012

Alertemos Nossas Consciências em Defesa de um Direito Básico das PESSOAS.


Em 22 de dezembro de 1922, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza a ser observado no dia 17 de outubro de cada ano.

No mundo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome. No Brasil, são mais de 16,2 milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza e passam fome diariamente.


Precisamos, Eu, Você, Nós, contribuir efetivamente para diminuir estas assustadoras estatísticas. Não podemos nos manter indiferentes à terrível constatação que PESSOAS passam o dia sem ter o que comer, que PESSOAS dormem com fome todos os dias, que PESSOAS não se alimentam de forma adequada, que PESSOAS sequer possuem uma alimentação suficiente para suprir suas necessidades básicas.


Que o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza permita arregimentar mais e mais PESSOAS que assumam o compromisso de lutar no combate à extrema pobreza em nosso País, em nosso Estado. Vamos mobilizar esforços no combate à fome. Eu posso, Você pode, Nós Podemos trabalhar para atingirmos o Objetivo 1 dos ODM.


Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 17/10/2012

12 de out. de 2012

Dever Não é Kryptonita Que Somente Alguns Heróis Conseguem Vencer.


Cumprir com a OBRIGAÇÃO não torna o trabalhador um HERÓI. Um Servidor Público não é EXTRAORDINÁRIO porque simplesmente cumpre os DEVERES que o Estado lhe atribuiu. Um legislador que faz cumprir a JUSTIÇA não é um SER SOBRENATURAL. Um homem que segue a LEI não é um SANTO MILAGROSO.

Se a Justiça se mantivesse CEGA, talvez não se reconhecessem super heróis nos tribunais ou vítimas das circunstâncias nos bancos dos réus. Quando a LEI e a JUSTIÇA não são praticadas em conjunto, com a desejada frequência, os iludidos surgem e se deixam aprisionar pelo faz-de-conta ou são libertados pela ficção.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curtiba-Pr, 12/10/2012

Trabalhando pelo 4 e Atingindo os ODM.


As taxas de mortalidade de crianças no Brasil sempre foram absurdamente elevadas. Atualmente a taxa de mortalidade das crianças em nosso país é de 16,86 mortes por mil bebês nascidos vivos; sendo que cerca de 40 (quarenta) por cento destas mortes ocorrem durante os primeiros 28 (vinte e oito) dias de vida. Assustadoramente, a desnutrição é responsável por mais de um terço destes óbitos.

Dentre outras das principais causas de morte das nossas crianças destacam-se: a pneumonia, as complicações neonatais, a diarréia e as complicações durante o parto.


Estamos reunindo esforços para fazermos com que o Brasil, já em 2012, consiga atingir o objetivo 4 dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) que estabelece como máximo o número de 14,4 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Contudo, há regiões do país onde muito deverá ser feito, pois em tais localidades chegam a ser registradas de 21,7 a 27,2 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. No centro de nosso Estado, por exemplo, a situação não é das melhores.


Precisamos trabalhar para melhorar estes índices. Então, mais uma vez: Eu posso, Você pode, Nós podemos, o Paraná pode REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.

Saldando o DIA DAS CRIANÇAS, vamos nos comprometer com todos os OITO JEITOS DE MUNDAR O MUNDO, mas, em particular, vamos assumir o compromisso especial com o quarto objetivo que estabelece como meta REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-Pr, 12/10/2012

11 de out. de 2012

Contínuas Possibilidades é Transformada em PI.


Objetivando manter o confronto inevitável entre a efemeridade da criação e a conjunção irrestrita dos sentimentos mediante a apresentação de sequências críticas em palavras, escrevi e editei em 2011 a obra Contínuas Possibilidades.

É com grata satisfação que torno público que, em conformidade com a Lei 9610/98, Lei dos Direitos Autorais do Brasil, recebi dias atrás o correspondente Registro de Propriedade Intelectual (RPI) de mais esta obra de minha autoria. A correspondente Propriedade Intelectual (PI) passa a vigorar a partir de 6 de setembro de 2012.


Em Contínuas Possibilidades é perspectivado, mais nas entrelinhas que na explicita exposição, avançar no caminho que leva às relações precípuas entre as ideações particulares e os acontecimentos gerais que condicionam a normalidade do cotidiano usual que, embora insensato ou assustador, é determinante.

Transcendendo o mundo material, o livro está centrado na possibilidade ilimitada de exteriorizar e potencializar sentimentos ao recorrer incondicionalmente à utilização da palavra para propor a singular simbiose entre a reflexão do autor e a imaginação do leitor. Que a obra atenda ao pretendido.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 11/10/2012

10 de out. de 2012

O Saber Sempre Habitará Outros Mundos Possíveis.


O conhecimento cabe em todos os mundos possíveis. Contudo, o SABER se permite evadir daqueles mundos possíveis onde não pode ser compreendido, ou antes, aceito. Infelizmente para a humanidade existem determinados mundos restritos (embora mais que possíveis) onde não é inteligível pensar o universo como um potente organismo pleno constituído de partes que convivem numa harmonia natural e que solicita continua revitalização e aprimoramento. Felizmente (para a mesma humanidade) existem, entretanto, outros mundos possíveis (sempre em contínuo desenvolvimento e evolução) onde é solicitado, mediante o pensar e o conjeturar, que tudo seja análogo à totalidade para avançar e transcender.

O SABER deve ser global e integrador. A disseminação do Saber deve constituir um propósito unificador. O SABER deve convergir e entrecruzar as possibilidades para a progresso de todos os mundos possíveis, pois se assim não for deixem-se extinguir os mundos que, embora possíveis, não têm similar compreensão.

Potencializemos os mundos possíveis que propagam a verdade transformada em SABER.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-PR, 10/10/2012
 

6 de out. de 2012

Entre a Verdade e a Legitimidade.



No dia 07 de outubro de 2012, como cidadãos, vamos negar a sentença:

“Le Brésil n’est pas un pays sérieux”

(“O Brasil não é um país sério”)

e tornar verdadeira, ao nosso favor, a sentença:


“Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite”

("Cada povo tem o governo que merece").

Assim procedendo iremos garantir a legitimidade de um Brasil melhor.


Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 06/10/2012

Disseminando o OTUBRO ROSA.


OUTUBRO ROSA é uma campanha mundial destinada à promoção e realização de ações de conscientização e de prevenção ao câncer de mama e que ocorre anualmente em outubro.

A campanha propõe sejam promovidos eventos informativos e de divulgação que objetivem dar a necessária orientação às mulheres sobre como buscar auxílio e realizar os exames preventivos oferecidos relacionados com a referida doença.

Mundialmente a luta contra o câncer de mama é simbolizada por um laço cor de rosa. Assim, é sugerido colorir o mundo de ROSA para chamar a atenção sobre o câncer de mama que mata mais de 12 mil mulheres brasileiras das 50 mil que descobrem possuir a doença anualmente. No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer.

Vamos ajudar a proteger as pessoas divulgando cada vez mais o OUTUBRO ROSA, pois o diagnóstico precoce permite a cura de até 90% dos casos de câncer de mama. Participe, repasse adiante esta ideia. Divulgar a importância do autoexame e da realização da mamografia é fundamental.

No Paraná, as ações da Campanha Mundial de Mobilização contra o Câncer de Mama - OUTUBRO ROSA são coordenadas pelo Instituto HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social).

O “Movimento Nós Podemos Paraná” está mobilizando, também, ações para o Outubro Rosa durante todo o mês de outubro, incentivando fortemente as comunidades e núcleos de trabalho pelos Objetivos do Milênio (ODM) do Estado a realizar ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Eu posso disseminar o OUTUBRO ROSA. Você pode disseminar o OUTUBRO ROSA. O Paraná pode disseminar o OUTUBRO ROSA. Nós podemos colorir o mundo de rosa para salvar vidas. Participe deste processo.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 06/10/2012

4 de out. de 2012

A Tríade Franciscana Que Solicita PAZ e BEM.


Com o TAU Franciscano atado ao fio condutor dos três nós da fidedignidade que se associam aos princípios de Assis (escutar o valor maior, ter a coragem da partilha, garantir a pureza de coração), saudemo-nos uns aos outros no dia 04 de outubro, DIA de FRANCISCO DE ASSIS (1181-1226), com muita PAZ e BEM para todos.

Embora o TAU possua não poucos e distintos significados, enquanto a mais antiga grafia em forma de cruz, em Francisco de Assis, a convergência das duas linhas que o formam representam o Divino e o Humano. Na verticalidade e na horizontalidade do símbolo o TAU Franciscano (a Cruz Franciscana) é reconhecido o encontro entre o céu e a terra.

O TAU adotado por Francisco de Assis, cujo nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone, passou a ser o símbolo da Ordem dos Frades Menores a partir 1215.

A Ordem dos Frades Menores (Ordo Fratrum Minorum), também conhecida como Ordem de São Francisco ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.

O TAU Franciscano marca o sinal da luz, da vida e da sabedoria para garantir a verdade, a harmonia e a paz. No TAU de Francisco tem-se a materialização de uma intuição que batalha incansavelmente pela PAZ. É a encarnação da simplicidade voltada para discernir o verdadeiro e o falso. É símbolo de unidade e reconciliação.

O fio condutor (ou o cordão franciscano) representa o caminho do Evangelho e sinaliza o elo que une a forma de nossa vida.

Todavia, são nos três nós do cordão franciscano que encontramos a síntese da Boa Nova formada pelos três conselhos evangélicos: Obediência, Pobreza e Castidade.


Todavia, há de se observar que os três votos de Francisco de Assis, simbolizados nos três nós do cordão condutor não devem ser tomados no sentido etimológico estrito dos correspondentes vocábulos que os enunciam, mas segundo os princípios franciscanos que os mesmos representam.

Assim sendo, ser casto é cuidar da beleza do seu coração e de seus afetos. A castidade envolve a pureza de coração, a transparência. Revelar o melhor de si, ser verdadeiro eis a função da castidade defendida.

Viver a pobreza é, por sua vez, ter condições de viver na gratuidade da convivência. Assim, não se faz, necessariamente, referência a valor econômico de quem não tem. O pobre franciscano é o corajoso que pode partilhar, que tem a sabedoria para tudo por em comum.

Mais que a pobreza exterior, física, Francisco enfatizava a pobreza interior, entendida como o despojamento de toda pretensão a aquisições. Centrando na simplicidade e no rigor da disciplina o orgulho e o individualismos deveriam ser eliminados, pois que estes são formas que pretendem domínio sobre os outros. Assumir pobreza neste mundo terreno para ser investido de riquezas no além vida.


Obediência não é subserviência servil. É o acolhimento para perceber o maior e o melhor. O obediente é fiel a seus princípios e deles não abre mão.


A obediência como voto não é uma disciplina de ascetismo em si, mas deve ser entendida como fonte de verdadeira graça e alegria. Obediência para se atingir a paz interior. Obediência para a liberdade de se poder pensar limpidamente e atingir espiritualidade.


Que tenhamos todos, como Francisco de Assis, a possibilidade de uma visão positiva da natureza e do homem. Que compreendamos a bondade e a maravilha da Criação. Que consigamos interiorizar os ensinamentos do patrono dos animais e do meio ambiente apreciando incondicionalmente a natureza.


Que tenhamos ou compreedamos a sinceridade, a simplicidade e as qualidades existentes no entorno da fraternidade e da caridade.

Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-PR, 04/10/2012

Mais um Possível Paradoxo Real: “Presunção de Não Culpabilidade ou Princípio do Estado de Inocência”.



Não nos esqueçamos que é previsto no artigo quinto, inciso LVII, da Constituição Federal Brasileira em vigência, que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

Consequentemente, predispõe esse princípio que “todo cidadão é inocente até quando sobrevier sentença penal condenatória transitada em julgado, ou seja, até decisão condenatória que não admita mais recurso”.

Trata-se de um “direito fundamental da pessoa humana” e, em conseqüência, ninguém pode ter restrito seus direitos sob o motivo de responder a inquéritos policiais ou processos criminais em andamento.

Mas, somos obrigados a perguntar: e a “Lei da Ficha Limpa”? O não cumprimento da mesma, não seria já condenatório? Por que a própria Lei da Ficha Limpa não barra aqueles que estão à margem das prescrições desta Lei?


Contudo, é necessário lembrar que “além das nuvens existe um sol a iluminar o horizonte mesmo para aqueles que não conseguem enxergar o zênite ou o nadir”.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-PR, 04/10/2012

3 de out. de 2012

CONTÍNUAS POSSIBILIDADES Assaltam Reflexões Continuadas.


Em Curitiba, no ano de 2011, foi publicada a obra literária intitulada CONTÍNUAS POSSIBILIDADES na qual os autores propõem, mediante o uso prosaico das palavras, manter o sempre confronto inevitável entre a efemeridade da criação e a conjunção irrestrita dos sentimentos.

Valorizando mais as imagens consideradas próximas do pensar que a forma própria do discurso, em CONTÍNUAS POSSIBILIDADES, é perspectivado, nas entrelinhas das estruturas engendradas em palavras, o questionamento no caminho que leva às relações precípuas entre as ideações particulares e os acontecimentos gerais que condicionam a normalidade do cotidiano usual que, embora insensato ou assustador, é determinante.

Partindo do pressuposto que à organização das palavras em estrofes cabe, também, transcendendo o mundo material, a possibilidade ilimitada de exteriorizar e potencializar sentimentos, recorre-se, incondicionalmente, à organização das palavras para propor a singular simbiose entre a imaginação do autor e a do leitor.

Não foi pretendido se deixar render a esta ou àquela forma literária. Foi intencionado o desenvolvimento de derivações distintas interessadas em promover o refletir entre o condicionante sensível, o remotamente plausível e o necessário questionável.

Segundo pontuam os autores, Carlos Magno Corrêa Dias, Juliana Cecíia Gipiela Corrêa Dias e Mariana Carolina Gipiela Corrêa Dias, as estrofes apresentadas na obra não pretendem proclamar dogmas, mas se obrigam resgatar entendimentos ou alvitrar fantasias.

O conteúdo considerado não ambiciona, por outro lado, causar sensações de apreensão, ruptura ou desilusão tais quais os ensaios líricos mais contundentes, apaixonados ou críticos. Não querem, também, promover polêmicas ou suscitar sujeições. Na concepção dos autores, a retórica utilizada haverá de provocar possibilidades na contínua busca pela reflexão.

Assim, a combinação entre o sentimento e a imagem estigmatizada quer, em torno da significação das palavras, chamar os ânimos a olhar com atenção o limite entre o discernimento e o seu oposto causal no cotidiano, que se desenvolve sem refletir diferenças e distinguir significados.

É intenção dos autores de CONTÍNUAS POSSIBILIDADES que, para além das palavras organizadas segundo a particular forma adotada, pois que sempre uma configuração material será exigida independentemente das interiorizações pensadas ou dos sentimentos externados, o conteúdo exposto na obra venha provocar a mente a transcender o senso do contingencial que aprisiona e limita.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 03/10/2012

2 de out. de 2012

A Verdade Permanecerá Lá Fora.


Com o passar dos dias atuais (que atingem, inevitavelmente, o fim determinado no contínuo do tempo) tenho me obrigado a aceitar a máxima finita:

"A Verdade Está Lá Fora”.

Contudo, o mais grave (ou insuportável) para aqueles que acreditam no ilimitado da Ciência e na força da Academia, é começar a vislumbrar a certeza que:

“A Verdade Permanecerá Lá Fora”.

Carlos magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 02/10/2012

1 de out. de 2012

Uma Sociedade com Dignidade para Todas as Idades.


Objetivando a valorização do Idoso, no Brasil, a Lei número 11433, de 28 de dezembro de 2006, instituiu o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia primeiro de outubro de cada ano.

Em nosso país, a data foi escolhida em decorrência da Lei 10741, de 01/10/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. O Estatuto do Idoso foi sancionado para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.


Há de se salientar, também, que a data de primeiro de outubro é comemorada mundialmente como o Dia Internacional do Idoso a qual foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Contudo, a data comemorativa está relacionada com a histórica Primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento realizada pela ONU, em Viena, em 1982, quando foram iniciadas as discussões mundiais sobre a necessidade de se estabelecer diretrizes e princípios urgentes para se enfrentar o grande desafio do envelhecimento populacional mundial.


Objetivando, também, o reconhecimento sobre o progressivo envelhecimento das populações em todo o mundo e a necessidade de se instituir, por parte dos governos, programas e estratégias específicas para atender as populações com mais de 60 anos, foi realizada em Madrid, em 2002, uma Segunda Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento e na qual foi estabelecido o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid.


O Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid objetiva pensar mudanças de atitudes, políticas e práticas em todos os níveis para satisfazer as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI. No parágrafo 19 daquele Plano de Ação, lê-se: “Uma sociedade para todas as idades possui metas para dar aos idosos a oportunidade de continuar contribuindo com a sociedade. Para trabalhar neste sentido é necessário remover tudo que representa exclusão e discriminação contra eles.”


Atualmente, na medida em que as populações vão ficando mais velhas em todas as partes do mundo, graças ao desenvolvimento e ao progresso, tem-se registrado um processo demográfico único e irreversível, pois é esperado que a proporção de pessoas com 60 anos ou mais de idade deva duplicar até 2050, projetando um total de mais de dois bilhões em 2050 (o triplo da população atual). Estima-se, também, que o número de pessoas com mais de 80 (oitenta) anos deva chegar aos quatrocentos milhões até 2050.


Assim, os marcos legais objetivam garantir, o mais brevemente possível, novas organizações e posturas com vistas a chamar nossa atenção para o envelhecimento da sociedade e promover a necessária reflexão sobre o nosso comportamento frente à velhice.


Como o número e a proporção de idosos tem crescido muito rapidamente é mais que necessário atentarmos para este fenômeno extraordinário que, inevitavelmente, trará consequências para todos, sejamos jovens ou idosos.


Os desafios se multiplicarão e as Ciências e as Tecnologias deverão estar preparadas para atender adequadamente as demandas que surgirão. Todos nós, entretanto, temos que garantir aos idosos uma boa saúde física e mental, a plena integração dos mesmos nas sociedades, além, é claro, de combater quaisquer abusos, violências, negligências ou maus tratos aos nossos idosos. Porém, o idoso não deve ser tratado como uma vítima e toda discriminação ou agressão cometida contra ele deve ser denunciada e punida.


Homenageemos as pessoas idosas no dia consagrado a elas, mas sejamos promotores de suas conquistas. Que sejamos capazes de gerar as condições para que os idosos possam realizar-se plenamente em seus direitos, envelhecer com segurança e dignidade, participando ativamente da vida econômica, política e social de nosso país.


Todos nós temos o direito (e o dever) de continuarmos a nos desenvolver, sejamos jovens ou idosos. Garantamos, então, este futuro.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-PR, 01/10/2012

Pela LUZ o Mistério da Plenitude da Vida Segue Sempre seu Caminho.


Reverenciemos com a LUZ o Dia dos Fiéis Defuntos, o Dia de Finados.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-Pr, 01/11/2012

Estranha Constatação.


O número de pessoas no mundo com 60 (sessenta) anos ou mais de idade deverá duplicar até 2050, somando um total de mais de dois bilhões. Existe um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento muito pouco conhecido.

É sabido que em nosso país, em particular, a maioria da população idosa não tem boa saúde física e mental. Na maioria das vezes, nossos idosos não são integrados à Sociedade. Frequentemente se constata que abusos, violências, negligências ou maus tratos são cometidos contra os nossos idosos. Discriminações e agressões são praticadas diariamente contra os mais velhos. Muitos são abandonados. Outros são aprisionados em Clínicas ou jogados em Asilos para morrer. A maioria é esquecida.

Contudo, parece que estamos esquecendo que os idosos de hoje foram (como nós) os jovens de ontem.

 

Mas, precisamos pensar uma Sociedade para todas as idades.

Assim, saldando o dia primeiro de outubro, o Dia Internacional do Idoso, vamos refletir sobre o envelhecimento do mundo, pensando como não excluir e discriminar os idosos aos quais devemos o presente e aqueles que (se tivermos sorte) seremos no futuro.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 01/10/2012