26 de out. de 2012

Ciência, Tecnologia e Inovação Abundam na SNCT 2012.



O mundo é constantemente transformado mediante as alterações causadas pelas intervenções do homem. Mas as interferências do homem no mundo real são balizadas pelas Ciências e pelas Tecnologias. Embora seja notória a afirmação em pauta, em alguns mundos possíveis, por mais estranho que possa parecer, ainda existem sérias dificuldades no reconhecimento da necessidade aventada.

Viver a era da informação não permite, entretanto, que o entendimento possa penetrar onde não pode ser aceito ou, antes, compreendido devidamente.

No Brasil, contudo, e felizmente, como um todo, estamos cada vez mais alinhados com a Ciência e a Tecnologia. Exemplos significativos desta realidade foram mostrados na semana de 15 a 21 de outubro de 2012, quando realizamos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2012 a qual objetivou, como nas edições anteriores, promover e estimular fortemente atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Promovida e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, partindo de sugestões recebidas de consultas realizadas a diversas Organizações da Sociedade, adotou como tema a “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, assuntos tratados, também, recentemente na importante Conferência Rio +20.

Diversas estratégias foram debatidas ao longo da SNCT 2012 para garantir a mudança necessária de paradigmas para enfrentar os (não poucos) desafios da Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social no país. Particularmente (e muito intensamente) foram analisadas e apresentadas proposições significativas sobre como a Ciência e a Tecnologia poderão contribuir de forma efetiva, eficaz e eficiente, na Erradicação da Pobreza, possibilitando, em decorrência, diminuir as enormes desigualdades sociais em nossa Nação.

A nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012) fez história e superou, em muito, as expectativas iniciais. Na edição de 2012 houve um aumento de mais de quarenta por cento no número de atividades cadastradas se comparado com a edição de 2011 e o número de Instituições oficialmente envolvidas saltou para oitocentas e sessenta e sete.

A SNCT vem mostrando desde 2004, quando foi realizada a primeira edição da semana, que o brasileiro tem forte vocação para o fazer Ciência e para o Inovar em Tecnologia. Em 2012, foram mais de vinte e três mil eventos celebrando a Ciência e a Tecnologia nas mais distintas localidades de nosso território nacional. Parabéns a todo aquele que se permite pensar, fazer e inovar em Ciência e Tecnologia.

Valorizar a criatividade, incentivar a atitude científica e tecnológica, mostrar para as pessoas a importância da Ciência e da Tecnologia para a melhoria de vida de cada um e para o desenvolvimento da nação sempre foi o objetivo da SNTC. Contudo, outra função importantíssima da SNCT é permitir à população brasileira não apenas se inteirar sobre os avanços tecnológicos e científicos mas, principalmente, ter a possibilidade de discutir abertamente os correspondentes resultados e as consequências sobre o atual estado de desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país para reivindicar soluções mais próximas e necessárias.

A participação nas Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil é aberta a qualquer pessoa interessada, sendo este um ponto de distinção na ideologia dos promotores que são os diversos atores envolvidos com a Ciência e a Tecnologia tais como: Secretarias Municipais e Estaduais de Ciência e Tecnologia, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Escolas Públicas e Privadas, Universidades, Órgão Governamentais, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Parques Tecnológicos, Agências de Inovação, Museus de Ciência e Tecnologia, Centros de Ciência e Tecnologia, Fundações de Apoio à Pesquisa, Centros de Inovação, Empresas Públicas e Privadas, Meios de Comunicação, Institutos de P&D&I, Federações das Indústrias, Federações do Comércio, ONGs, dentre diversas outras Entidades da Sociedade Civil.

Cabe ressaltar, ainda, que o dia 16 de outubro passou a ser consagrado, no Brasil, como o Dia da Ciência e Tecnologia o qual foi instituído como mais uma forma de reconhecer e incentivar a Ciência e a Tecnologia em nosso país.

Colocar na agenda a SNCT já constitui procedimento normal em todo lugar onde se presa o desenvolvimento da Nação e a melhoria de vida das pessoas a partir da Ciência e da Tecnologia. Assim sendo, já foi dado o sinal para se iniciar o processo de preparação da futura SNCT. Vamos manter está história cada vez mais presente incentivando a participação e garantindo o comprometimento cada vez mais intenso em torno da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Que o entendimento aqui considerado possa ser comungado por todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 26/10/2012