12 de out. de 2012

Trabalhando pelo 4 e Atingindo os ODM.


As taxas de mortalidade de crianças no Brasil sempre foram absurdamente elevadas. Atualmente a taxa de mortalidade das crianças em nosso país é de 16,86 mortes por mil bebês nascidos vivos; sendo que cerca de 40 (quarenta) por cento destas mortes ocorrem durante os primeiros 28 (vinte e oito) dias de vida. Assustadoramente, a desnutrição é responsável por mais de um terço destes óbitos.

Dentre outras das principais causas de morte das nossas crianças destacam-se: a pneumonia, as complicações neonatais, a diarréia e as complicações durante o parto.


Estamos reunindo esforços para fazermos com que o Brasil, já em 2012, consiga atingir o objetivo 4 dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) que estabelece como máximo o número de 14,4 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Contudo, há regiões do país onde muito deverá ser feito, pois em tais localidades chegam a ser registradas de 21,7 a 27,2 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. No centro de nosso Estado, por exemplo, a situação não é das melhores.


Precisamos trabalhar para melhorar estes índices. Então, mais uma vez: Eu posso, Você pode, Nós podemos, o Paraná pode REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.

Saldando o DIA DAS CRIANÇAS, vamos nos comprometer com todos os OITO JEITOS DE MUNDAR O MUNDO, mas, em particular, vamos assumir o compromisso especial com o quarto objetivo que estabelece como meta REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.


Carlos Magno Corrêa Dias

Curitiba-Pr, 12/10/2012