14 de fev. de 2026

Sempre pela indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão.


No Brasil, a relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão é fundamentada pelo princípio da indissociabilidade o qual estabelece que os pilares das Universidades (Ensino-Pesquisa-Extensão) não devem ser vistos como isolados, mas como um ciclo contínuo que define a identidade da Universidade de qualidade; sendo semelhante integração garantida pela Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 207.

O “Ensino” é a base da formação, centrado na transmissão e construção de conhecimento sistematizado. O qual deve ser alimentado pela “Pesquisa” (para ser atualizado) e pela “Extensão” (para ser socialmente relevante).

A “Pesquisa” é responsável pela produção de novos conhecimentos. As Universidades são consideradas o principal polo de Ciência do país e a Pesquisa qualifica o Ensino devendo gerar soluções para problemas reais da Sociedade.

A “Extensão” é a ponte entre a Universidade e a Comunidade sendo por seu meio que o conhecimento produzido pode ser compartilhado.

Acreditando na indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão e para evitar que a Universidade se torne uma "torre de marfim" (isolada do mundo), sempre fiz questão de contribuir para que os três pilares fundamentais das Universidades se mantivessem consolidados.

Tal é o caso de ter sido o propositor, organizador e coordenador de eventos como: (1) Seminário de ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UTFPR (ocorrido em 09/02/2011), (2) Curso de Extensão sobre A NOVA ORTOGRAFIA (realizado no período de 07/02/2011 a 08/02/2011), e, (3) Curso de Extensão em DIREITO À EDUCAÇÃO (realizado em 04/02/2011); os quais foram desenvolvidos no Câmpus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e promovidos pelo DAMAT (Departamento Acadêmico de Matemática) da UTFPR.

DIAS, Carlos Magno Corrêa - 2026

Além de comporem “transversalidade acadêmica” os eventos, por transitarem pela inovação tecnológica, linguística e direito educacional, mantendo uma visão multidisciplinar e transversal, promoveu o necessário diálogo entre as Ciências Exatas e as Ciências Humanas gerando ativos tecnológicos que em muito contribuíram para a indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão.

Com o Seminário de ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UTFPR se evidenciou que a Agência de Inovação da UTFPR é o órgão responsável por gerir a política de inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo dentro da TECNOLÓGICA (UTFPR) enquanto o Curso de Extensão sobre A NOVA ORTOGRAFIA mostrou os desafios e inseguranças de uma das maiores mudanças linguísticas ocorridas no Brasil.

Em 2011, o debate sobre o "Direito à Educação" estava no centro das Políticas Públicas de expansão do Ensino Técnico no Brasil e o Curso de Extensão em DIREITO À EDUCAÇÃO além de considerar a realidade da Educação no país tratava, também, as formas como o “Direito à Educação” permitia à Universidade existir e funcionar com suas limitações.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/02/2026