15 de jul. de 2024

Há 80 anos a COBRA FUMOU (e bonito).


Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve os COBRAS FUMANTES, PRACINHAS, FEBianos, Heróis Imortais, Ex-COMBATENTES do Brasil que lutaram na Segunda Guerra Mundial e fizeram a diferença pondo a COBRA PARA FUMAR e SENTANDO A PUA.

DIAS, C. M. C. - 2014

No dia 16 de julho de 1944, há oitenta anos, há oito décadas, os Soldados Brasileiros integrantes do Primeiro Escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira) desembarcavam em Nápoles (Itália) para lutar e morrer pelos ideais de liberdade.

Começava naquele dia a campanha gloriosa e vitoriosa dos Pracinhas da FEB do Brasil que, a despeito dos horrores e misérias da guerra, combateram firmes e resolutos até maio de 1945 fazendo o nome do Brasil reluzir para o mundo devido à bravura e sentido de corpo dos membros determinados das Forças Armadas do Brasil.

Para iniciar as recordações e homenagens sobre a brilhantes participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial escrevi e se tem publicado o meu artigo intitulado “Brasil fez história na Segunda Guerra Mundial” no qual dou início a série de textos nos quais vou contando um pouco daquela incrível e difícil participação do Brasil sempre enaltecendo o legado deixado pelos FEBianos que empenharam suas vidas naquele sangrento, insano e miserável conflito no qual o homem se permitiu sobrepujar o próprio homem uma vez mais.

O artigo está disponível tanto no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7135-brasil-fez-historia-na-segunda-guerra-mundial (na página da Federação Nacional dos Engenheiros - FNE) quando em https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22718-brasil-fez-historia-na-segunda-guerra-mundial (na página do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - Seesp).

Relembre-se sempre com respeito e deferência os Pracinhas do Primeiro Escalão da FEB os quais inicialmente, em 16 de julho de 1944, deram origem à saga da COBRA FUMANTE defendendo a soberania e a liberdade.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve os COBRAS FUMANTES, PRACINHAS da FEB que fizeram a COBRA FUMAR bonito durante a Segunda Guerra Mundial.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/07/2024