14 de jul. de 2024

A vitória traz alegria, mas a guerra é uma tristeza.


No último dia 10 de julho, o Pracinha, Cobra Fumante, FEBiano, Herói de Guerra da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Walfrid de Moraes completou seus 103 anos de idade na cidade de São Gonçalo (RJ) onde reside atualmente.

DIAS, C. M. C. - 2024

O imortal ex-Combatente da FEB embarcou para os sangrentos campos de Batalha na Segunda Guerra Mundial em 23 de novembro de 1944 juntamente com os integrantes do 4° Escalão da FEB para defender a liberdade das Nações sendo sua coragem e sacrifícios lembrados com distinguido respeito e eterna gratidão.

Recentemente, ainda com seus 102 anos, o Cobra Fumante Walfrid de Moraes emocionou a todos quando descerrou placa em homenagem ao primeiro embarque dos Soldados Brasileiros para a Segunda Guerra Mundial ocorrido lá em 2 de abril de 1944 há mais de 80 anos.

“Estou muito emocionado com a homenagem. Vimos muita miséria na Itália, crianças e mulheres passando fome. Eles pediam pão, calçados a nós, brasileiros. As pessoas não sabem o que é uma guerra”, afirmou o Pracinha quando foi às lágrimas naquela emocionante comemoração aos BRAVOS do Brasil que lutaram na insana e horrível Segunda Guerra Mundial.

Com pouco mais de 20 anos de idade Walfrid de Moraes saiu do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro para integrar o 3º Regimento de Infantaria da FEB que lutou entre 1944 e 1945 no norte da Itália enfrentando “grandes e assustadoras dificuldades”.

"Ficava a noite toda ali tomando conta da entrada do acampamento. Quando tinha lua, muito bem. Mas quando não tinha lua… Tudo escuro ... A gente escutava só o tiro do canhão. Ou, se não, o avião passando por cima do acampamento. Só pensava no Brasil, na minha família, meus pais ... A gente tinha agasalho, né? Tinha bastante agasalho. Mas, mesmo assim, sentia frio”, recorda o veterano de guerra.

Embora Walfrid de Moraes reconheceu a alegria da vitória, sempre se entristeceu inconformado com a tragédia da guerra. "Mas no fim deu tudo certo, sabe? ... E a vitória traz alegria, sabe? A vitória traz alegria ... A guerra, rapaz, é a coisa pior que tem, uma tristeza. Acho que o que falta é amar o seu próximo ... Amar o teu próximo, entendeu? E a pessoa nunca pensar que é melhor do que ninguém. Ser humilde. Se você tem condições de ajudar alguém, você ajuda", pontua o herói de guerra repetidas vezes.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Walfrid de Moraes!

Carlos Magno Corrêa Dias
14/07/2024