4 de jul. de 2021

Com júbilo festeja-se 98 anos de FEBiano.


Receber notícias sobre o aniversário de FEBiano Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) é sempre uma grande alegria e motivo para celebração.

Assim, com júbilo, recebi hoje a notícia que nosso herói FEBiano Antonio Ribeiro da Silva completou seus 98 anos de idade no último dia 30 de junho de 2021.

Parabéns ao guerreiro eterno combatente da FEB que lutou por nós nos sangrentos e gelados campos de batalha da Itália na Segunda Guerra Mundial contribuindo com seus esforços para que os Aliados vencessem aquela terrível e insana guerra.

O então soldado Antonio Ribeiro da Silva foi homenageado em sua residência pela 5ª Região Militar (5ª RM) do Exército Brasileiro quando recebeu moeda e certificado de agradecimento pelos feitos de coragem e bravura nas batalhas que participou em 1944 e 1945. A banda da 5ª RM, também, se fez presente tocando séria de músicas em homenagem ao herói FEbiano que muito se emocionou.

Antonio Ribeiro da Silva, que nasceu em 30 de junho de 1925 em Alagoa Grande (na Paraíba), era da Arma de Infantaria tendo sido encarregado de muitas missões de combate e outras várias de patrulhamento.

Sempre comovido, Antonio Ribeiro da Silva nos conta, em particular, sobre as difíceis e horríveis batalhas de Montese e Monte Castelo quando comandou Grupos de Combate e presenciou de seu lado a morte de vários de seus Companheiros. Relata, com grande tristeza, também, que viu muitos Pracinhas (seus Amigos próximos) serem feridos gravemente sem nada poder fazer. Mas, com indignação, nos fala como era doloroso ver milhares de soldados alemães de pouca idade (quase crianças) terem suas vidas ceifadas naquelas horrorosas batalhas.

De acordo com relatos de seus próprios Companheiros de Batalhas o “FEBiano Antonio Ribeiro da Silva cumpriu com galhardia e bravura todas as missões de combate que recebeu”. Um bravo a quem a humanidade ficará devendo por toda a eternidade.

Toda homenagem que fizermos aos FEBianos sempre será pouca por tudo que fizeram pela humanidade.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve Salve Antonio Ribeiro da Silva.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/07/2021