2 de jul. de 2021

Salvar vidas é a ordem do dia de todos os dias.


“Por uma vida todo sacrifício é dever”. Este é o lema dos Bombeiros que não medem esforços em salvar e proteger vidas.

Profissionais fantásticos que todos os dias colocam em risco suas próprias vidas para garantir outras vidas os Bombeiros têm sua missão estabelecida no artigo 144 da Constituição Federal sendo suas atribuições definidas no parágrafo quinto do mesmo artigo. Todavia, ser Bombeiro é ter no coração o desejo constante de salvar vidas.

Em 2 de julho celebra-se o Dia do Bombeiro Brasileiro, data esta escolhida para homenagear a criação, em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. A data foi oficialmente instituída pelo Decreto número 35.309, de 2 de abril de 1954, o qual instituiu, também, a Semana de Prevenção Contra Incêndios.

O Corpo de Bombeiros é um comando da Polícia Militar que integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Na sua missão o Corpo de Bombeiros tem a Defesa Civil, a prevenção e o combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos, sendo Força Auxiliar e Tropa Reserva do Exército Brasileiro.

Sempre é importante salientar que os Bombeiros são Militares dos Estados segundo estabelece a Constituição Federal do Brasil de 1988, estando, então, subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar Estadual.

Entretanto, os Bombeiros não são militares federais e assim não integram as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea). Os militares federais estão subordinados à Justiça Militar da União e ao Superior Tribunal Militar.

Hurra! Hurra! Hurra! Parabéns para os Bombeiros do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/07/2021