28 de mai. de 2018

Geração de Valor Sustentável é tema de seminário.

               
A convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Unitar (United Nations Institute for Training and Research) e do Cifal (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina), participei do Seminário Geração de Valor Sustentável realizado em 22 de maio de 2018 no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep.

O Seminário foi promovido pelo Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria em parceria com o Unitar e o Cifal.

Durante o evento discutimos e avaliamos a importância de se considerar o Desenvolvimento Sustentável nas Organizações (em particular nas Indústrias) e a necessária relação entre Indústria 4.0 e Sustentabilidade que apresenta desafios e complexidades crescentes que estão exigindo cada vez mais a inteligência humana para as correspondentes soluções.

Durante o encontro foi observado a necessidade das empresas estarem sempre atualizadas e não atuarem apenas visando gerar lucro sendo que para tanto devem “conciliar a economia, o social e a sustentabilidade”.

Também foi chamada a atenção para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, os quais podem contribuir fortemente combater as desigualdades e promover desenvolvimento nunca antes atingido.

Ao longo do evento foi chamada a atenção dos presentes sobre o Portal ODS preparado pelo Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) que constitui ferramenta sobre o monitoramento de indicadores de sustentabilidade e que apresenta dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dos 27 estados brasileiros e de cada um de seus 5.570 municípios.

O Portal ODS do Sesi-PR constitui um conjunto de informações sobre os indicadores dos ODS dos estados e municípios brasileiros que poderão contribuir para propiciar o desconhecimento da realidade e para orientar decisões alinhadas com as necessidades particulares para efetivar a visão de humanidade de “não deixar ninguém para trás” conforme proclama a Agenda 2030 da ONU.

O Portal ODS tem como referência o Portal ODM o qual foi um experimento muito bem sucedido de monitoramento permanente dos indicadores do milênio, lançado em 2009 e reconhecido nacional e internacionalmente.

O Portal ODS permitirá o acompanhamento dos indicadores dos ODS de todos os estados e municípios brasileiros, estabelece um padrão de monitoramento que permitirá melhor verificar e comparar os resultados alcançados, será fonte de conhecimento sobre o desenvolvimento do País motivando a sociedade a mobilizar-se a trabalhar pelos ODS, promoverá a reflexão e entendimento comuns sobre possibilidades e benefícios dos ODS para todos os agentes da Sociedade, fortalecerá o capital social pelo fácil acesso a informações relevantes de cada localidade e maior entendimento sobre as principais questões que afetam a vida das pessoas, e, promoverá o engajamento qualificado da Sociedade na implementação de procedimentos diversos para o alcance dos ODS.

A Agenda 2030 da ONU ou Agenda dos 5 “P” (como está sendo conhecida) é uma agenda voltada à Prosperidade das Pessoas que respeita o Planeta e que deve ser implementada por meio de Parcerias mas orientada pela Paz entre os povos.

O evento sinalizou ainda a necessidade de se seguir nas Organizações a máxima de se “fazer melhor com menos” para se garantir a sustentabilidade tanto nas estratégias internas quanto no engajamento externo.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/05/2018