27 de mai. de 2018

Integridade e Compliance contra a corrupção são avaliadas em fórum na Fiep.

       
A convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) participei do 3º. Fórum de Transparência e Competitividade realizado no último dia 21 de maio de 2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

          
DIAS, J. C. G. C. - 2018

Promovido pelo Sistema Fiep em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) e com o United Nations Institute for Training and Research (Unitar), o 3º. Fórum de Transparência e Competitividade reuniu Industriais, Juristas, Conselheiros do Sistema Fiep e demais Membros dos Três Setores da Sociedade para debatermos e avaliarmos a importância e a necessidade de se combater fortemente a corrupção para que tenhamos uma melhoria no Ambiente de Negócios do Brasil e como as Empresas/Indústrias podem contribuir efetivamente para equacionar e resolver por intermédio de Boas Praticas de Integridade e Compliance os múltiplos problemas decorrentes da corrupção que assolou a Nação Brasileira.

Em 2013, o Sistema Fiep promoveu a realização do 1º Fórum Transparência e Competitividade com o tema “A corrupção não pode passar em branco” o qual foi motivado pela aprovação da Lei Anticorrupção Empresarial (Lei número 12.846) e tratou dos inúmeros problemas para o País causados pela corrupção. O 2º. Fórum Transparência e Competitividade, com o tema “Corrupção custa caro”, ocorreu em 2016 e debateu os impactos danosos da corrupção na competitividade e no desenvolvimento econômico do país e avaliou a importância da Ope­ra­ção Lava Jato.

Com o tema "Prevenção e Combate à Corrupção" o 3º. Fórum de Transparência e Competitividade chamou a atenção do Setor Privado para a necessidade urgente de se construir uma cultura sólida de combate à corrupção para a ampliação dos negócios. Durante o evento ficou claro ser primordial a urgente disseminação entre as Indústrias Paranaenses da implantem de Programas de Integridade e de Compliance para o pleno desenvolvimento da Nação e correspondente ampliação da competitividade. Meios devem ser criados para se prevenir a corrupção e estratégias devem ser implantadas para se combater fortemente a corrupção.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/05/2018