27 de nov. de 2023

Lenda viva de Pelotas segue ensinando.


Eterno integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), FEBiano, Cobra Fumante, Pracinha, o Segundo Tenente Reformado João Pereira da Silva completou seus 100 anos de idade no último dia 17 de novembro de 2023.

DIAS, C. M. C. - 2023

Último Ex-Combatente da Segunda Guerra Mundial residente em Pelotas (RS), o Cobra Fumante João Pereira da Silva, nascido em Pelotas (RS) em 17 de novembro de 1923, integrou o Regimento Ipiranga (o Sexto Regimento de Infantaria do Segundo Batalhão da Quinta Companhia) da FEB e partiu para os sangrentos campos de batalha da Itália já no Primeiro Escalão da FEB retornando de lá apenas no exato dia em que a FEB deixaria de existir como corpo regular do Exército do Brasil.

Sempre lúcido e atencioso, o eterno Pracinha João Pereira da Silva recorda com detalhes incríveis as duras realidades da guerra, "aquelas temperaturas de 15ºC negativos e os horrores que viveram os Combatentes durante o período difícil que lutaram lá na Segunda Guerra Mundial defendendo o mundo” (nas suas palavras).

“Eu entrei para a guerra com 18 anos de idade. Com 19 anos, quando estavam escalando para ir pra Itália, enquanto o pessoal se escondia para não ir, eu me voluntariei e fui. Fiquei 1 ano e 4 meses na Itália e não perdi uma unha. Estou sempre envolvido com eventos ligados às forças militares, hoje represento as três armas no estado do Rio Grande do Sul. Eu levanto cedo, 6h já estou levantado, como de tudo, caminho bastante. Deus me deu a oportunidade de estar aqui até hoje, e eu estou segurando né”, fala, com toda tranquilidade, o grande herói nacional.

O Segundo Tenente João Pereira da Silva, uma lenda viva, herói eterno da nação e do mundo, recebeu várias condecorações e homenagens ao longo de usa vida, mas, com muito orgulho, ressalta a importância de sua Medalha de Mérito Heróis da Tomada de Monte Castelo aquela que é considerada a batalha mais dura e sangrenta da qual participou o Brasil na Itália e que representa um feito inédito da FEB o qual tornou-se um divisor de águas no avanço das topas aliadas na ofensiva contra os países do eixo.

Legado de bravura e inspiração, com coragem e espírito de luta, encontra-se gravado na jornada do FEBiano João Pereira da Silva que serviu com honra sua nação e cumpriu com excelência sua missão assumida durante a guerra como Soldado.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve COBRA FUMANTE Pracinha FEBiano João Pereira da Silva!

Carlos Magno Corrêa Dias
27/11/2023