25 de nov. de 2023

Doar sangue é ato significativo de solidariedade.


Em 25 de novembro, DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE, volta-se a chamar a atenção para a DOAÇÃO DE SANGUE para se SALVAR VIDAS.

DIAS, C. M. C. - 2023

A-, A+, B-, B+, AB-, AB+, O- ou O+, não importa o tipo sanguíneo, o importante é DOAR sangue para salvar cada vez mais vidas.

Sempre que puder, não hesite, DOE SEU SANGUE PARA QUEM NECESSITA. Doar sangue é compartilhar vida.

Embora todo dia seja dia para se SALVAR VIDAS DOANDO SANGUE, em 14 de junho, DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE, chama-se, também, a atenção para se SALVAR VIDAS por intermédio da DOAÇÃO DE SANGUE.

A data de 14 de junho para o DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE é uma homenagem ao médico e biólogo austríaco, naturalizado estadunidense, Karl Landsteiner (1868-1943) que nasceu em 14 de junho de 1868 o qual foi agraciado com o prêmio Nobel de Fisiologia (ou Medicina), em 1930, pela classificação dos grupos de sangue ABO.

Karl Landsteiner foi o descobridor do fator RH e um dos proponentes do termo "anticorpo" para designar as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue sendo somente a partir de suas importantes descobertas que foi possível evitar (seguramente) que pessoas morressem depois de transfusões de sangue.
 
No Brasil, a data de 25 de novembro estabelecida para o DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE (ou DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE) foi instituída pelo Decreto número 53.988, de 30 de junho de 1945, quando se reconheceu ser a doação de sangue ação voluntária que põe em evidência o importante sentimento da solidariedade humana.

O DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE é, também, uma especial homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue fundada em 1949.

Em 2023, com a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, são intensificadas chamadas para que mais e mais pessoas sejam voluntárias para salvar vidas doando seu sengue dado que, absolutamente, não há substituto para o sangue que além de possuir células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo é responsável, também, por defender o organismo contra infecções e participar na coagulação.

Pessoas entre 16 e 69 anos de idade, com mais de 50 quilos e com boa saúde, que possuam hábitos de vida saudáveis, são potenciais DOADORES DE SANGUE. Importante observar que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos de idade.

Embora existam as datas especiais de 25 de novembro e 14 de junho para se celebrar o DOADOR DE SANGUE e chamar reflexões e mais pessoas para proceder a doação de sangue, todo dia é dia de doar sague.

Consulte as condições indicadas para se doar sangue e se puder, se estiver apto, doe sangue sabendo que sempre a doação de sangue salva vidas.

Que o DIA DO DOADOR DE SANGUE seja o dia de mais pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/11/2023