16 de jun. de 2023

Método sobre decidibilidade seguindo a pertinência.


No ano de 1993, meu artigo “LÓGICA MATEMÁTICA: UM SISTEMA CIENTÍFICO DE RACIOCÍNIO” era divulgado no número 11 da Revista “Tecnologia e Humanismo” do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) hoje a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Neste 2023 aquele trabalho está completando, então, três décadas de existência e segue contribuindo para a geração de outros muitos estudos.

DIAS, C. M. C. - 2023

Conforme observei no início daquele artigo, a finalidade principal do trabalho exposto foi “apresentar, de forma global e sistematizada, considerações introdutórias sobre o Cálculo Proposicional em Lógica Matemática, bem como caracterizar algumas das relações existentes entre Matemática e Lógica Matemática” para “analisar uma infinidade de argumentos dedutivos, do ponto de vista de sua vaidade, e, instituir os princípios estruturais que fundamentam a Teoria da Demonstração (demonstrabilidade, não demonstrabilidade e indecidibilidade)”.

Importante ressaltar que, ainda hoje (e, certamente, por muito tempo ainda), a decidibilidade seguirá chamando um método efetivo (e eficaz) para se determinar a pertinência (ou não) de instruções logicamente válidas envolvidas em qualquer que seja a teoria válida. Sempre as teorias consistentes e logicamente constituídas exigirão algoritmos eficientes para a adequada avaliação se fórmulas arbitrárias pertencem ou não àquelas teorias.

O artigo “LÓGICA MATEMÁTICA: UM SISTEMA CIENTÍFICO DE RACIOCÍNIO” encontra-se disponível para consulta no PERI (Portal de Periódicos Científicos) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O PERI tem por objetivo disponibilizar acesso aos Periódicos Científicos vinculados a qualquer Câmpus da UTFPR sendo gerenciados por Conselho Editorial Próprio e apoiados pelo Comitê Gestor do PERI utilizando o “Open Journal Systems” (OJS).

Na época da publicação do artigo “LÓGICA MATEMÁTICA: UM SISTEMA CIENTÍFICO DE RACIOCÍNIO”, enquanto Bacharel em Matemática pela Puc-PR, Licenciado em Ciências (com Habilitação Plena em Matemática) pela Puc-PR, Pós-Graduado em Sistemas de Computação e é Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior pela Puc-PR, era, também, mestrando em Educação com estudos e pesquisas na área de Lógica na UFPR, Professor do Departamento de Matemática do então CEFET-PR (hoje UTFPR), Professor do Departamento de Matemática e Física da Puc-PR e Professor e Chefe do Departamento de Ciências Exatas das Faculdades Positivo.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/06/2023