17 de jun. de 2023

Leituras preconizam dificuldades para alcançar os ODS.


Objetivando dialogar sobre os desafios que se apresentam no desenvolvimento sustentável na Era da Informação/Comunicação que se vive na atualidade e compartilhar saberes, ideias e reflexões a partir de conjunto de obras científicas e literárias de conhecimento de Conselheiros do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) foi realizado, em 30 de maio de 2023, pelo CPCE, o II Encontro de Conselheiros Sêniores - “Leituras Pertinentes”.

CPCE - Sistema Fiep - 2023

No encontro foram comentadas e avaliadas as obras “A Quarta Revolução Industrial”, “Novo Manifesto Capitalista - Como construir a empresa do século 21”, “O Caldeirão Azul - O universo, o homem e seu espírito” e “Tudo que é sólido desmancha no Ar - A aventura da modernidade”; as quais subsidiaram os debates sobre o entendimento dos presentes acerca dos processos de transformação na sociedade e em especial na Indústria.

Durante o II Encontro de Conselheiros Sêniores do CPCE, ocorrido no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, foram apresentadas, também, considerações gerais sobre o Programa de Mentoria 23/24 do CPCE e realizado o lançamento do livro “Industrial”.

Aceitando que na atualidade a palavra de ordem é a “discrupção” (mudança) conduzida exponencialmente pela constante e contínua inovação, no encontro as reflexões levaram ao forte questionamento: os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) poderão ser “realmente” alcançados até 2030?

Enquanto Conselheiro Sênior do CPCE entendo que a enunciação dos ODS se mantém adequadas diante das crises que o mundo vem sofrendo. Contudo, penso que as Metas e Indicadores devam sim ser reformuladas (e urgente) haja vista que o mundo mudou muito intensamente desde que se pensou a Agenda 2030 da ONU. A pandemia de Covid-19 forçou novos caminhos e está exigindo novas formas de mitigação antes sequer imaginadas.

Acredito que manter inalteradas as Metas e Indicadores estabelecidas (acertadamente) lá em 2015 sem levar em conta as hoje condicionantes da pandemia de Covid-19 é contribuir para que grande parte dos 17 ODS não sejam, de fato, alcançados ou, pior ainda, é possibilitar o surgimento, no médio espaço de tempo, de outros muitos graves problemas na qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/06/2023