10 de nov. de 2022

Com prêmios para ações sobre ODS congresso chama ESG.


Objetivando disseminar informações sobre sustentabilidade ao mesmo tempo que oportunizou a troca de experiências entre indústrias, empresas e organizações da sociedade civil que trabalham em favor do alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foi realizado em em 3 de novembro de 2022, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba (PR), o Congresso Sesi ODS 2022.

Congresso Sesi ODS - 2022


O Congresso Sesi ODS 2022, realizado pelo Sistema Fiep por meio do Sesi e do Centro de Inovação Sesi de Longevidade e Produtividade, com apoio do CPCE, Hub ODS Paraná, Rede Brasil do Pacto Global, Unitar, Cifal Curitiba, colocou em evidência Boas Práticas e Desafios da ESG (“Environmental, Social, and Corporate Governance” - Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Durante o Congresso Sesi ODS 2022 além das exposições foram apresentados a Mostra de Projetos do Prêmio Sesi ODS, Projetos de Impacto do Sistema Fiep, bem como realizadas a entrega do Selo Sesi Indústria Parceira da Educação, do Selo Sesi ODS e do Prêmio Sesi ODS e da Premiação Bootcamp Centro Sesi de Longevidade e Produtividade/ODS.

A ESG, abordagem que tem ganho força nos últimos anos e que foi tema destaque do o Congresso Sesi ODS 2022, constitui conjunto de procedimentos que se ocupam de “avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação”.

O Selo Sesi ODS e o Prêmio Sesi ODS valorizam e divulgam o trabalho em prol dos ODS realizados por indústrias, empresas e organizações da sociedade civil incentivando fortemente ações voltadas para as questões ambientais, sociais e de governança corporativa reconhecendo, ainda, indústrias paranaenses que atuam na temática ESG e que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas.

A Mostra de Projetos possibilitou a exposição e “compartilhamento de experiências exitosas, o estreitamento de parcerias e a articulação de rede de pessoas e instituições”.

Na edição de 2022 do Congresso Sesi ODS aconteceu, como novidade, a realização do Bootcamp Centro Sesi de Longevidade e Produtividade a qual constitui uma interessante competição na qual os participantes encontraram soluções inovadoras para um desafio específico voltado para as demandas atuais da sociedade relacionadas tanto ao conjunto do 17 ODS quanto à longevidade.

O Congresso Sesi ODS já se consolidou como importante ação em prol da sustentabilidade tendo o Sesi Paraná como a principal referência. Desde 2004 com os ODM (dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e a partir de 2015 com os ODS o Sesi Paraná vem conduzindo no Estado do Paraná esforços excelentes no sentido de atingir os correspondentes objetivos para que se atinja o desejado desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Hoje como Conselheiro Sênior do CPCE do Sistema Fiep tenho a satisfação de lembrar que desde 2012, há mais de dez anos, tenho participado dos Congressos do Sesi sobre os “Objetivos de Sustentabilidade” (anteriormente chamados “Congressos Nós Podemos Paraná”) contribuindo de distintas formas para que os objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas) quanto ao desenvolvimento sustentável sejam atingidos. Iniciei a caminhada lá no período de vigência dos 8 (oito) ODM seguindo a “Declaração do Milênio” até 2015 e depois, a partir de 2015, trabalhando em prol do alcance dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU.

Os 8 objetivos dos ODM foram:
(01) Acabar com a fome e a miséria;
(02) Educação básica de qualidade para todos;
(03) Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
(04) Reduzir a mortalidade infantil;
(05) Melhorar a saúde das gestantes;
(06) Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
(07) Vida e respeito ao meio ambiente; e,
(08) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Os ODM cederam a vez, a partir de 2015, para os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU os quais são enunciados como:
ODS 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares;
ODS 2: Eliminar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhor nutrição, promovendo a agricultura sustentável;
ODM 3: Assegurar vidas saudáveis e promover o bem estar para todos em todas as idades;
ODS 4: Assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado por toda a vida para todos;
ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e crianças;
ODS 6: Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável de água e saneamento para todos;
ODS 7: Assegurar o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e à preço acessível para todos;
ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego integral e produtivo e trabalho decente para todos;
ODS 9: Construir infraestrutura resiliente, promover industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
ODS 12: Assegurar padrões sustentáveis de consumo e de produção;
ODS 13: Adotar ação urgente para combater a mudança do clima e seus impactos;
ODS 14: Conservar e usar os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, promover a gestão sustentável de florestas, combater a desertificação, cessar e reverter a degradação da terra e cessar a perda de biodiversidade;
ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, oferecer a todos o acesso à justiça e construir instituições efetivas, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e,
ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revigorar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Sigamos contribuindo para o alcance dos objetivos da Agenda 2030 da ONU para um mundo sempre sustentável.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/11/2022