15 de dez. de 2021

Simbiose entre Álgebra da Lógica e Raciocínios Dedutivos.


Lá em 16 de dezembro de 2013 comentava que no dia 28 de novembro de 2013 terminara de ministrar o especial Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em ÁLGEBRA DA LÓGICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS o qual desenvolvi no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

DIAS, C. M. C. - 2013

Ministrei aquele Curso de Extensão Universitária e Tecnológica exclusivamente para meus Alunos regularmente matriculados no segundo semestre letivo de 2013 em Cursos de Engenharia da UTFPR. Na oportunidade apresentei a Álgebra da Lógica Formal para a Decodificação e Estruturação de Métodos e Técnicas necessários e suficientes para a Avaliação Formal de Raciocínios Dedutivos centrados na Análise Lógica Inferencial e na Teoria da Demonstração Lógica. Foi mais um dos meus Cursos “pesados”, “densos”, com forte apelo ao formalismo clássico que a Lógica e a Matemática sempre me exigiram.

Saliente-se, a propósito, que o curso em referência integra meu Projeto de Ações de Extensão Universitária e Tecnológica em Lógica Formal Dedutiva iniciado na UTFPR em 2008. Aquele Curso foi especial, em particular, pois tive a grata satisfação de contabilizar a emissão de mais de mil Certificados concedidos somente com a chancela da UTFPR; uma marca sempre significativa e que solicita ser comemorada com júbilo vez ou outra. “Recordar é viver”, recordar com júbilo é viver mais ainda.

Sempre importante ressaltar, também, que todos os Cursos que integram o meu referido Projeto de Ações de Extensão Universitária e Tecnológica cumprem, invariavelmente, a exigência da indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão na Universidade e sempre são ofertados gratuitamente para os meus Alunos e sem ônus algum para a Instituição.

Entendo, também, que a Extensão deve ser ofertada pelas Universidades continuamente para ampliar mais ainda os horizontes tecnológicos e científicos, bem como para propiciar uma formação mais diversificada e diferenciada para os Estudantes.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/12/2021