17 de jul. de 2021

Construção coletiva da Rota Estratégica do Papel do Paraná.


A convite do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) participei com contribuições técnicas para a elaboração da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular.

O Projeto Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular, cujas contribuições foram apresentadas em maio de 2021, teve apoio técnico do Observatório do Sistema Fiep.

Na oportunidade apresentei proposições de ações de futuro considerando a visão e os fatores críticos definidos para a "Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular" da Cadeia de Celulose, Papel e Embalagens.

O objetivo da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular é sinalizar caminhos para a construção do futuro da cadeia de Celulose, Papel e Embalagens.

O principal objetivo do Projeto Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular é o engajamento e a mobilização dos diferentes atores da sociedade paranaense em torno da construção participativa de um planejamento de longo prazo para o Sinpacel.

Com a participação coletiva foi possível a construção de uma visão de futuro, de fatores críticos de sucesso e de um conjunto de ações, no horizonte prospectivo de 2026.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/07/2021