20 de jul. de 2021

Celebrando o pai da primeira aeronave dirigível prática.


No dia 20 de julho de 1969 a tripulação da Apollo 11 realiza o primeiro pouso tripulado na Lua no Mar da Tranquilidade e o homem caminhou na Lua.

No dia 20 de julho de 1976 a sonda da nave Viking 1, lançada a bordo de um foguete Titan-Centaur, aterrissou suavemente no solo de Marte, especificamente na Chryse Planitia (planície circular ao norte do Equador de Marte).

Acontecimentos apenas consequências possíveis após a invenção de Albert Santos Dumont (1873-1932) que foi o responsável por colocar a voar nos céus de Paris a primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA.

O formidável aeronauta brasileiro Albert Santos Dumont foi primeiro homem a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível (um aeróstato, ou aeronave mais leve que o ar) com motor a gasolina e a ter o devido reconhecimento pelo feito pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

Em 4 de novembro de 1901, Dumont conquistou o Prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel com o seu dirigível Número 6. O Prêmio Deutsch premiou o aeronauta que construiu a primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA.

O feito vitorioso de 1901 coloca Albert Santos Dumont como um dos maiores inventores da história. Depois da invenção de Dumont de 1901 os acontecimentos no campo da aviação apenas foram completados naturalmente com suas necessárias consequências. Entretanto, a história da aviação se divide em antes de Dumont e depois de Dumont.

A partir Albert Santos Dumont tudo em aviação é apenas uma simples consequência do desenvolvimento como a ida à Lua, à Marte, ao Espaço.

Em 20 de julho, dia de nascimento de Albert Santos Dumont, um inventor por excelência, um inovador além de seu tempo, celebramos com júbilo e admiração o aeronauta Albert Santos Dumont o Pai da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/07/2021