29 de mar. de 2021

De “Curityba” ou “Corityba” a “Terra dos Pinheirais” avança.


Em 29 de março de 1693, Curitiba, a "Cidade Sorriso", a "Cidade Modelo" ou a "Cidade Ecológica do Brasil", era fundada.

Hoje, 328 anos depois, Curitiba, que tem sua denominação derivada das palavras tupi “Ku’ri” (pinheiro) e “tüba” (grande quantidade), a “Terra dos Pinheirais” ou a “Terra de muito Pinhão”, é reconhecida como uma importante Cidade Sustentável e "Smart City" que tem garantido qualidade de vida aos seus habitantes e mantido boa infraestrutura e dinamismo econômico; sendo, também, uma das Cidades mais influentes no cenário mundial conforme atestam reconhecidos rankings internacionais.

Curiosamente, quanto à etimologia de Curitiba, há quem defenda, também, que o nome da Capital do Paraná é derivado da língua Guarani “pura” a partir de “Kuri’yty” (Pinheiral).

Mas, seja como for, a atual ortografia Curitiba foi oficialmente instituída por meio de Decreto-Lei em 1919 dado que até então o nome da cidade era escrito tanto como “Curityba” quanto como “Corityba”.

Curitiba é referência no seu transporte público, tem elevada posição nos indicadores de educação, tendo, também, a menor taxa de analfabetismo e uma excelente qualidade no ensino básico dentre as demais Capitais do Brasil.

Curitiba foi citada pela Revista “Forbes” como uma das cidades que mais “se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico”.

Parabéns! Continuem avançando com progresso, resiliência e inovação.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/03/2021