28 de mar. de 2021

Com júbilo festeja-se FEBiano centenário que ajudou a COBRA FUMAR.


Hurra! Hurra! Hurra!

Parabéns ao centenário FEBiano José Maria Vedoy da Silva que no domingo passado, dia 28 de março de 2021, completou seus 100 anos de vida.

Hoje José Maria Vedoy da Silva é o último Pracinha vivo da FEB (Força Expedicionária Brasileira) de toda a região vinculada ao 7o. BIB (Batalhão de Infantaria Blindado) que combateu lá nos horríveis e sangrentos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Um notável que serviu à Pátria entre julho de 1944 e agosto de 1945.

José Maria Vedoy da Silva, um verdadeiro Herói Nacional, merecerá sempre nossas reverências, admiração e respeito. Graças a ele a aos seus companheiros FEBianos a COBROU FUMOU e muito bem.

José Maria Vedoy da Silva que é natural de Passo das Pedras Brancas, em Boqueirão do Leão, no Rio Grande do Sul, integrou a Infantaria da Força Aliada na difícil Batalha de Monte Castelo que foi vencida pelos Pracinhas e decisiva para iniciar o fim daquela brutalidade.

Dentre as diversas condecorações José Maria Vedoy da Silva recebeu a Medalha da Vitória (2018) e a Medalha da Campanha (1965).

Em ato solene o centenário Herói Nacional foi homenageado por comitiva formada por oficiais e banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado em sua residência no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado-RS.

Todas as homenagens sempre serão poucas para agradecer ao Pracinha “Seu DEDÉ” como é carinhosamente conhecido na Comunidade. José Maria Vedoy da Silva foi um combatente que ajudou a acabar com a Segunda Guerra Mundial e a ele muito devemos.

Hurra! Hurra! Hurra!

Salve Salve José Maria Vedoy da Silva.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/03/2021