13 de ago. de 2020

Legado de FEBiano de 98 anos é homenageado em justa celebração.


No dia 12 de agosto de 2020, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, o Tenente Francisco Leal (eterno Pracinha da Força Expedicionária Brasileira - FEB) foi homenageado pelos seus 98 anos de vida completados no dia 11 de agosto de 2020.

O FEBiano Francisco Leal alistou-se no Exército ao completar seus 18 anos e lutou na Campanha da Itália à frente de quatro armas (Cavalaria, Artilharia, Infantaria e Comunicações) na Segunda Guerra Mundial.

O então Cabo Leal, como infante no Terceiro Escalão que zarpou do Brasil para a Europa em setembro de 1944, lutou em solo italiano em três grandes batalhas: Monte Castello, Montese e Fornovo di Taro. Como dizem seus conhecidos e “Amigos de Farda”: o Cabo Leal “fez toda a diferença”.

Ao longo de sua vida, seja como militar ou como civil, Francisco Leal sempre foi exemplo de conduta exemplar e um constante incentivador dos jovens: “levem com seriedade aquilo que escolheram para suas vidas. Eu estou muito orgulhoso por tudo o que lutei até aqui e, também, pelas homenagens que venho recebendo ao longo da vida”.

A justa homenagem recebida pelo Tenente Leal foi promovida pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), pela família, pelos amigos e pelas associações de preservação da memória dos Ex-combatentes do Exército Brasileiro. Em frente à casa onde reside o Tenente Leal a Banda da AMAN executou o toque e o exórdio de presença de Ex-combatente e a Canção do Expedicionário, sendo, também, proferido discurso elogiando as contribuições do FEBiano Leal.

Numa cerimônia simples, mas repleta de significado e emoções, o homenageado foi reverenciado por sua trajetória desde os tempos como Cabo Leal na Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

Na homenagem a AMAN ressaltou, também, o reconhecimento que a Instituição tem pelo legado do Tenente Leal que é importante tanto para o Brasil quanto para o mundo.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve o Tenente Francisco Leal.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/08/2020