12 de ago. de 2020

Integração da juventude em ação global.


Em 12 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Juventude como uma chamada anual para se viabilizar uma maior inclusão e participação dos jovens na resolução dos inúmeros problemas existentes no mundo.

A data foi definida em 17 de dezembro de 1999 durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e em conformidade com a Resolução 54/120.

No Brasil, o Decreto de Lei número 10.515, de 11 de julho de 2002, estabelece que Dia Nacional da Juventude é comemorado, também, em 12 de agosto.

A promulgação da chamada PEC da Juventude, que dispõe sobre a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude, deu origem ao Marco Legal de Políticas para a Juventude e estabeleceu que “jovem” no Brasil é todo indivíduo entre 15 e 29 anos.

A PEC da Juventude dá “ao jovem prioridade, ao lado da criança e do adolescente, para fins de proteção pelo Estado, pela família e pela sociedade; impõe a obrigatoriedade de o Estado contemplar também o jovem nos programas de assistência integral à saúde, de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência, de prevenção e atendimento especializado ao dependente de entorpecentes e drogas afins e de garantia de acesso do trabalhador à escola; prevê a criação, por lei, do estatuto da juventude do plano nacional da juventude”.

A cada novo ano um tema específico é definido para o Dia Internacional da Juventude e em 2020 o tema escolhido foi “Compromisso da juventude com a ação global”.

Assim, em 2020 é oportunizado ao jovem integrar ações e iniciativas para ajudar a enfrentar e resolver os atuais desafios exigidos pela humanidade. É pretendido com o tema mostrar aos jovens a necessidade do envolvimento da juventude em ações mais inclusivas para ser possível fortalecer o desenvolvimento de uma ação global para o bem de todos.

Sempre é na juventude que se depositam as esperanças de um mundo melhor. Mas, é necessário que a juventude seja orientada devidamente para se atingir este melhor e mais sustentável mundo possível.

A conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que possuem com o mundo é fundamental para a humanidade em todos os tempos. Não sendo mera expressão retórica a afirmação que o melhor futuro dos homens depende da conscientização dos jovens de hoje.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/08/2020