19 de set. de 2019

RH 4.0 é uma necessidade no mundo disruptivo atual.


Conhecer processos ágeis, ferramentas e técnicas para criação de soluções inovadoras e disruptivas que gerem valor para funcionários, clientes e para o negócio das empresas foi o objetivo da palestra “RH Ágil: O papel do RH como facilitador dos processos para a transformação digital”, a qual foi apresentada no dia 18 de setembro de 2019 no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

A palestra em referência foi mais uma edição do Programa “Café & Gestão” promovido pelo Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria e da Gerência de Educação Executiva do Sistema Fiep.

O Programa “Café & Gestão” traz especialistas do mercado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Educação e Indústria 4.0 para compartilhar conhecimentos, experiências, networking e favorecer diálogos visando novas oportunidades de negócios para potencializar resultados na Quarta Revolução Industrial.

Convidado pelo Sistema Fiep para participar do evento tive a grata satisfação de trocar ideias sobre a necessidade de se transformar o RH em organismo extremamente estratégico nas empresas para deixar de ser simplesmente um departamento que contrata, treina e demite para assumir função de suporte e facilitador do alcance de metas das organizações.

Sob pena de deixar de existir o RH deve ser bem estruturado acompanhar as tecnologias inovadoras e, principalmente, tem que estar alinhado com cada uma das demais áreas da empresa onde está inserido. O RH, na quarta Revolução Industrial, deve, também, caminhar com agilidade acompanhando os negócios da sua empresa e perseguir a produtividade necessária para manter a competitividade em um mundo cada vez conectado e corporativo.

Os departamentos de Recursos Humanos do passado não vão resistir no mundo competitivo atual se continuarem a manter os paradigmas que os geraram. É necessário agilidade, integração plena com a empresa e seguir os protocolos determinados pela transformação digital. As empresas atuais e de sucesso exigem estratégias inovadoras de gestão de pessoas. O mundo 4.0 exige um RH 4.0 compatível.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/09/2019