20 de set. de 2019

Celebrando o “Brigadeiro” e Patrono da FAB.


Em 1896, no dia 20 de setembro, em Petrópolis, nascia Eduardo Gomes (1896-1981) o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB) e aquele que dentre os imortais sempre inspirará admiração e respeito por seus feitos e por sua postura como homem.

Sua “Alma mater” foi a Escola de Aviação Militar, mas prestou serviço tanto na FAB quanto no Exército Brasileiro de 1918 até 1960.

Eduardo Gomes comandou o 1.º Batalhão de Aviação do Exército (Esquadrão Falcão, que foi a primeira unidade aérea criada com o ressurgimento da Aviação do Exército em 1986), Unidades Aéreas do Destacamento de Exército do Leste, Correio Aéreo Nacional, Primeira Zona Aérea, Segunda Zona Aérea e Ministério da Aeronáutica.

Eduardo Gomes participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da Revolta dos 18 do Forte, da Intentona Comunista e da Segunda Guerra Mundial.

Marechal-do-Ar, o “Brigadeiro”, como Eduardo Gomes preferia ser chamado, foi condecorado com diversas honrarias, destacando-se dentre: Medalha Militar, Ordem do Mérito Aeronáutico, Medalha do Mérito Santos Dumont, Legião do Mérito, Ordem do império Britânico, Ordem de São Silvestre Papa.

Mais que um herói nacional Eduardo Gomes foi daqueles que contribuiu efetivamente para mudança radicais em nossa Pátria.

Ao aviador militar e “o Brigadeiro” sempre homenagens e lembranças pelo exemplo que deixou.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/09/2019