17 de abr. de 2025

Teoria da Demonstração em Lógica Matemática Proposicional.


Proposto, exclusivamente, para Estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Engenharia do Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ministrei o Curso de Extensão Universitária em TEORIA DA DEMONSTRAÇÃO EM LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSICIONAL, nas dependências do Câmpus Curitiba da UTFPR, no período de 15/03/2010 até 14/04/2010.

DIAS, C. M. C. - 2025

O Curso em referência objetivou apresentar técnicas e procedimentos formais para a análise da validada de Raciocínios Lógicos Dedutivos formalizados segundo os pressupostos da Álgebra Proposicional e Teoria da Demonstração desenvolvidas no Cálculo Sentencial em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

Durante o referido Curso tratei os seguintes assuntos; quais sejam: Sistemas Formais Bivalentes e Dicotômicos; Cálculo Proposicional e Cálculo dos Predicados em Lógica Matemática; Conectivos e Operadores Lógicos; Verdade e Matriz de Verdade; Fórmulas Proposicionais; Relações de Equivalência; Relações de Implicação; Álgebra Proposicional no Cálculo Proposicional; Dedução e Argumentos Dedutivos; Validade e Verdade; Análise Inferencial e Teoria da Argumentação; e, Raciocínio Lógico e Teoria da Demonstração.

Além de instrutor (ministrante) do Curso de Extensão Universitária em TEORIA DA DEMONSTRAÇÃO EM LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSICIONAL, curso aquele integrante de meu Projeto de Atividades de Extensão, fui, também, o proponente e redator do correspondente projeto (Projeto 10.055); sendo a Ação de Extensão ofertada gratuitamente para os participantes e sem ônus para a UTFPR; não estando beneficiado por qualquer forma de fomento.

Celebrando 15 anos de realização do Curso de Extensão Universitária em TEORIA DA DEMONSTRAÇÃO EM LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSICIONAL tenho a satisfação de saber que até os dias atuais as técnicas apresentadas estão sendo utilizadas positivamente (e intensamente) e que é fator algo determinante para se ampliar (significativamente) o número de adeptos a estudar a Lógica Matemática que por sua vez fazem gerar mais e mais ferramentas tecnológicas centradas nos conteúdos desenvolvidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/04/2025