22 de abr. de 2025

Aprendizagem Ativa nas Engenharias.


A Universidade Federal do Pará (UFPA) por intermédio do Instituto de Tecnologia (Itec-UFPA) e da Faculdade de Engenharia Civil (FEC-UFPA) sediou, de 9 a 11/04/2025, o SBAAEE 2025 (VII Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia) o qual foi realizado com o tema “Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem Ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias”.

Comissão Organizadora do VII SBAAEE 2025 / UFPA / Itec-UFPA / FEC-UFPA - 2025

O evento teve por objetivos: promover espaço de diálogo e atualização acerca de aprendizagem ativa na educação em Engenharia; fortalecer a formação continuada de docentes, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras; fomentar a troca de experiências e a aplicação de métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa; e, explorar novas possibilidades de criação de ambientes educacionais que zelem pelo bem-estar emocional e mental de estudantes e professores.

Assim, o SBAAEE 2025 constituiu diálogo sobre a discussão envolvendo metodologias de ensino e a formação de futuros Engenheiros no Brasil centrada na conscientização e na exigência de se integrar dimensões socioemocionais e relacionais ao rigor técnico tradicionalmente.

Fui convidado a participar do SBAAEE 2025 pela Comissão Organizadora no sentido de contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras na Educação em Engenharia e para possibilitar a incorporação de Metodologias Ativas que permitam valorizar o desenvolvimento humano e emocional tendo em vista minha atuação como Professor nos Cursos de Engenharia.

“A centralidade da Aprendizagem Ativa como fio condutor do SBAAEE 2025 sublinhou a urgência em repensar as práticas pedagógicas, deslocando o protagonismo do aprendizado para o estudante. Ao invés de uma postura passiva diante da transmissão de conteúdo, as Metodologias Ativas incentivam a participação, a colaboração, a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse contexto, a discussão sobre a afetividade e as relações humanas nas Engenharias adicionou uma camada de complexidade e relevância crucial”.

Diante da crescente evolução das ferramentas tecnológicas, cada vez mais complexas e aplicáveis em tudo na vida hodierna, a “construção de pontes entre pessoas e tecnologias" é mais que necessária e exige a busca por uma formação que equilibre o domínio do conhecimento técnico com o desenvolvimento de habilidades interpessoais. “A capacidade de conectar-se com outros, de compreender diferentes perspectivas e de construir relações de confiança torna-se tão fundamental quanto a expertise em cálculos e projetos”.

Inovar nas Engenharias é, também, possibilitar a reflexão sobre a afetividade, as relações humanas e a Aprendizagem Ativa para se alcançar formação mais integral dos profissionais que reconheçam a complexidade do ser humano e a importância das conexões interpessoais para o sucesso e para a construção de uma sociedade mais colaborativa.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/04/2025