30 de mai. de 2024

Cálculos para pensar logicamente.


Poucas vezes, pouquíssimas mesmo, algum de meus livros ganhou algo como uma “cerimônia de lançamento”. Isto por simples opção motivada pelas facilidades de divulgação existentes.

Mas, lá em 30 de maio de 2014, há dez anos passados, fazia recordar que na gelada noite de 8 de maio de 2014 apresentei em palestra o meu livro intitulado CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL (ISBN: 978-85-88925-18-2).

DIAS, C. M. C. - 2024

Naquela conferência, com o mesmo título da obra, CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL, ministrei, por cerca de três horas, uma aula (efetivamente) tratando algumas das técnicas formais dedutivas e de procedimentos analíticos de análise desenvolvidas no livro em referência e que tanto auxiliam na avaliação da legitimidade de argumentos dedutivos no âmbito dos Cálculos Lógicos (Cálculo Sentencial e Cálculo Predicativo) quanto contribuem para a identificação e correção de falácias ou sofismas (argumentos não válidos).

A obra, com 565 (quintas e sessenta e cinco) páginas, é dividida em cinco capítulos de forma que os dois primeiros capítulos apresentam o conjunto das operações e relações lógicas necessárias nos níveis proposicional e predicativo (o “ferramental necessário”, por assim dizer) para desenvolver o processo de avaliação de argumentos dedutivos sejam eles válidos ou não que é tratado nos capítulos seguintes com esperado rigor e formalismo.

O livro, com edição já esgotada e solicitando uma nova edição, contém os seguintes conteúdos: Cálculo Proposicional (Capítulo I); Cálculo dos Predicados (Capítulo II); Dedução Lógica (Capítulo III); Sistemas Axiomáticos (Capítulo IV); e, Teoria dos Conjuntos (Capítulo V).

De forma abrangente e a mais objetiva possível a obra apresenta material técnico necessário para a identificação de formas válidas de raciocínios dedutivos, bem como, condições específicas para a avaliação e correspondente correção de argumentos não válidos (chamados, indistintamente, de sofismas ou falácias).

A LÓGICA transforma mentes. O pensamento pode ser calculado pela Álgebra da Lógica.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/05/2024