14 de dez. de 2023

Minerais Críticos na Transição Energética.


Com apoio da Marinha do Brasil, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação de Estudos do Mar (Femar), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal Fluminense (UFF), Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Abrigo do Marinheiro (AMN) e Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) do Departamento de Geologia da UFF foi promovido pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) a Conferência "Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética" a qual foi realizada em 8 de dezembro de 2023.

Cembra - 2023 

Convidado pelo Cembra tive a oportunidade de participar do evento quando aprendemos sobre as graves e preocupantes implicações envolvidas na mineração marinha associadas aos impactos ambientais particularmente quanto às consequências geradas nas crostas cobaltíferas, sulfetos metálicos maciços e nódulos polimetálicos.

Conforme observado “a transição energética é uma das estratégias globais para transformar o planeta ambientalmente mais sustentável, a partir da produção de energia por fontes renováveis”. Entretanto, “novas tecnologias e equipamentos derivados da indústria de fontes de energias renováveis dependem abundantemente de minerais críticos, que contém metais e não metais como o cobre, nióbio, níquel, grafite, lítio, cobalto e terras raras”.

Centrado na concepção de “resiliência” como forma de aprendizado o evento se apresentou como um importante alerta para se intensificar mais e maiores estudos sobre impacto ambiental da mineração marinha afim de se mitigar os correspondentes danos ambientais já causados.

O Cembra é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir ações estruturantes e projetos relacionados com o estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro (a chamada "Amazônia Azul"). Baseando-se na concepção da Tríplice Hélice do Conhecimento a qual reúne as forças e expertises do Governo, Indústrias/Empresas e Universidades (entendimento que, também, compartilho) o Cembra trabalha no sentido de aplicar conceitos de excelência visando o desenvolvimento nacional na Amazônia Azul.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/12/2023