7 de dez. de 2023

Educação em Engenharia rumo ao futuro.


Com temas como PARCERIA BRASIL/PORTUGAL, AVALIAÇÃO DE CURSO, ACREDITAÇÃO e CERTIFICAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO das DCNs, CURRICULARIZAÇÃO da EXTENSÃO e EXERCÍCIO PROFISSIONAL, foi realizado nos dias 30 de novembro de 2023 e 1 de dezembro de 2023, de forma híbrida, o “XII FÓRUM DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA”.

Abenge - 2023

O Fórum foi desenvolvido presencialmente na Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), no Câmpus Pampulha, em Belo Horizonte (MG) e contou as plenárias: (1) Registro Profissional do Engenheiro no Sistema CREA e na Ordem dos Engenheiros de Portugal: Parceria Brasil e Portugal e Sistema CONFEA/CREA; (2) As Competências na Formação Acadêmica e as Atribuições Profissionais do Engenheiro; (3) Proposta de Sistema de Acreditação Independente para Instituições de Educação em Engenharia e Tecnologia; (4) Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira: a Resolução CNE/CES n. 7 de 18 de dezembro de 2018 e o parecer de alteração CNE/CES 576/2023; (5) As Atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e sua Implantação nas Instituições de Ensino Superior do Brasil; e, (6) Indicadores de Avaliação INEP/MEC para os cursos de Engenharia.

Durante o evento foi realizada, também, a Assembleia Geral Ordinária da Abenge e o lançamento do livro “EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: As Competências na Formação do Engenheiro”.

O evento, no qual participei a convite da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia) e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), foi organizado pela Abenge com apoio do Confea, Creas (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), UFMG, Crea-MG e da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea).

Uma vez mais tive a oportunidade de contribuir para o futuro da EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA do Brasil com recomendações visando fortalecer a Engenharia como uma das essenciais e importantes Ciências responsáveis pelo desenvolvimento e progresso das Sociedades ao longo dos séculos.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/12/2023