11 de out. de 2023

Reatiba torna-se importante ativo no meio produtivo.


No dia 26 de setembro de 2023 aconteceu o Décimo Sexto Reatiba (o Reatiba 2023) com o tema “PcD: Políticas Públicas, Profissionalização, Parcerias, Protagonismo e Participação Cidadã” quando, uma vez mais, se debateu os enormes desafios sobre a plena inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) no mundo do trabalho.

DIAS, C. M. C. - 2023

Promovido pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) o evento reuniu, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, profissionais e especialistas interessados em identificar e estabelecer soluções para as inúmeras e complexas questões que envolvem as relações de trabalho e o potencial da PcD para o progresso e o desenvolvimento.

Durante o evento apresentou-se um histórico dos 16 (dezesseis) anos de realização do Reatiba evidenciando o quanto as correspondentes edições já contribuíram para a criação de um significativo “ativo” de conscientização no meio industrial e empresarial do Paraná desde a primeira edição do evento ocorrida em 2008.

Após a abertura do evento, contando a história do Reatiba, seguiram-se apresentações tratando de temas como: Nada sobre nós, sem nós; Políticas Públicas; Lei das Deficiências Ocultas; Panorama da Fiscalização da Lei de Cotas PcD no Paraná; Profissionalização; Programa + Eficiência; Formação Profissional e o Ingresso da Pessoa com Deficiência Visual no Mundo do Trabalho; Projeto Trilha Digital para Deficientes Físicos; Parcerias nas Organizações; Parcerias Institucionais para a atuação com Pessoas com Deficiência Intelectual; Protagonismo e Participação Cidadã.

É importante ressaltar que a sigla PcD começou a ser utilizada a partir de 2006 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas e que “deficiência” é tomada como uma limitação física, intelectual, visual ou auditiva que dificulta a realização de atividades, em comparação com pessoas sem deficiência podendo ser de nascimento ou adquirida durante a vida.

No Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei número 13.146/2015, de 06/07/2015) institui a Legislação Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para assegurar e promover condições de igualdade, exercício dos direitos e das liberdades fundamentais à PcD.

Estima-se que cerca de 25% da população brasileira pode ser classificada como formada por Pessoas com Deficiência enquanto no planeta já passam de algo em torno de 10% da população o percentual de Pessoas com Deficiência.

Como Conselheiro Sênior do CPCE atuo há mais de dez anos contribuindo para a inclusão da PcD no mercado de trabalho (particularmente no campo industrial) participando, também, de seguidas edições do Reatiba.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/10/2023