10 de ago. de 2023

Um quarto de século de COMPÊNDIOS DE MATEMÁTICA E LÓGICA MATEMÁTICA.


“Ao percorrer os caminhos da história constata-se, não surpreendentemente, que o homem, ao longo de toda sua existência, sempre se preocupou em “criar” ou “usar”, de alguma forma, a Matemática. É razoável, então, su­por que “a Matemática é indispensável à prática do ser humano”. Evidências deste fato encontram-se disseminadas em diferentes atividades. A Matemática está presente em to­dos os momentos de nossas vidas. E a todo instante, consciente ou in­conscientemente, de forma elementar ou complexa, se “faz” Matemática ao se “utilizar” a Matemática, sendo que a “utilização” da Matemática promove, por sua vez, a “criação” de mais e mais Matemática”.

Com o parágrafo precedente dava início à primeira edição dos meus COMPÊNDIOS DE MATEMÁTICA E LÓGICA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM EXTEMPORÂNEA (ISBN 85-900661-1-8) livro denso, inovador, determinante, que escrevi, editei e publiquei em agosto de 1998 e que agora em agosto de 2023 completa um quarto de século, 25 anos, de existência o qual, até os dias atuais, tem servido de base para outros estudos cada vez mais complexos e extensos.

DIAS, C. M. C. - 2023

Com 401 páginas, na obra desenvolvo, de forma algo particular, temas como: Filosofia da Matemática; Fundamentos da Matemática; Paradoxos e Antinomias; Histórica da Lógica Matemática; Metodologia de Ensino em Matemática; Teoremas da Teoria dos Conjuntos; Álgebra e Cálculo Lógico; Princípios Fundamentais do Raciocínio em Matemática; Argumentos Dedutivos em Lógica Matemática; Álgebra Booleana e Lógica Digital; Silogística de Aristóteles; Lógica Categórica; Matemática Computacional; bem como Sistemas de Numeração.

Nestes 25 anos meus COMPÊNDIOS DE MATEMÁTICA E LÓGICA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM EXTEMPORÂNEA possibilitou evidenciar, seguidamente, que os múltiplos aspectos e as indefinidas interconexões e consequências do “usar” Matemática para “fazer” Matemática não têm limites e cada vez mais se intensificam com a evolução das Ciências e das Tecnologias tanto quanto da Lógica e da Filosofia.

Na obra os tópicos escolhidos foram apresentados “sem quaisquer preocupações com o que é próprio do tempo em que sucede ou se faz. São prolegômenos a respeito de peculiaridades sobre a Matemática e a Lógica Matemática, desenvolvidos de forma extemporânea”.

Como sempre o digo, “basta “usar” e “fazer” Matemática para se chamar, muito proximamente, a Lógica e a Filosofia”. Entretanto, quanto mais se aprofunda no estudo da Matemática tanto mais se retorna à superfície da própria da Matemática.

A primeira edição de COMPÊNDIOS DE MATEMÁTICA E LÓGICA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM EXTEMPORÂNEA além de reunir posições estritas que defendo sobre a Matemática, a Lógica e a Filosofia é, intencionalmente, uma trilha que leva aos fundamentos da Matemática. E, neste sentido, a obra é muito especial.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/08/2023