15 de ago. de 2023

Informática segue transformando desde o ENIAC.


No dia 15 de agosto de 1946 entrava em operação o ENIAC (“Electronic umerical Integrator Analyzer and Computer”) o qual é considerado o primeiro computador digital eletrônico programável de grande escala.

Dada a importância (significância) do ENIAC para a evolução da “Informatik” (1956) na Alemanha, da “Informatique” (1962) na França, da “Informatika” (1966) na União Soviética, da nossa INFORMÁTICA, o dia 15 de agosto passou a ser considerado como a data propícia para se celebrar o DIA DA INFORMÁTICA.

DIAS, C. M. C. - 2023

Originalmente, o vocábulo “informática” fazia referência à junção das palavras “informação” e “automática”. Todavia, como ciência a INFORMÁTICA é tomada como o campo do saber que estuda o processamento automático de informações por intermédio do computador sendo a INFORMÁTICA resultado da existência do computador. INFORMÁTICA é aceita, também, como a ciência que funde, em dada medida e em particular grau de complexidade, os conceitos de Matemática e Informação.

Mas, INFORMÁTICA, em sentido mais abrangente, é um dos mais importantes agentes de constante e continua transformação e disrupção (mudança) na atualidade. Sinônimo, também, de inovação a INFORMÁRICA impõe padrões inolvidáveis e transforma realidades.

Sempre é necessário ressaltar, conquanto possa parecer óbvio, que um computador não funciona sem uma programação. Mas, programar em computador digital eletrônico é primazia das MULHERES. Tanto é que, inicialmente, foram 80 (oitenta) mulheres, escolhidas dentre 200 (duzentas) candidatas, que operavam primeiramente o ENIAC e foram seis mulheres notáveis que tanto criaram o primeiro algoritmo como, também, implementaram aquele algoritmo para testar, com pleno sucesso, o ENIAC lá em 1946.

A função inicial daquela equipe de seis mulheres era resolver “manualmente” as equações necessárias para os cálculos de balística o que se conseguia mediante a manipulação de milhares de interruptores os quais conforme estivessem desligados ou ligados assumiam os valores binários 0 ou 1, respectivamente.

As incríveis “Garotas do ENIAC”, as primeiras PROGRAMADORAS (COMPUTADORAS ELETRÔNICAS) da história da INFORMÁTICA, foram as fantásticas:
* Kathleen "Kay" McNulty Mauchly Antonelli (1921 - 2006),
* Betty Jean Jennings (nascida Jean Bartik, 1924 - 2011),
* Frances Elizabeth "Betty" Holberton (nascida Frances Elizabeth Snyder, 1917 - 2001),
* Marlyn Meltzer (nascida Marlyn Wescoff, 1922 - 2008),
* Frances Spence (nascida Frances Bilas, 1922 - 2012) e
* Ruth Lichterman Teitelbaum ( 1924 - 1986).

Embora o ENIAC (ou Eniac) tenha muita importância na história da INFORMÁTICA aquela máquina não foi o primeiro computador. Antes já existiam computadores como o MARK I (Mark I ou Harvard Mark I - Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC) ou, em português, "Calculadora Automática de Sequência Controlada").

A título de curiosidade há de se registrar que o Mark I ocupava aproximadamente 120 m³ de espaço e conseguia a façanha de multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Algo inimaginável na época.

Já o Eniac constituído por 17.468 (dezessete mil, quatrocentas e sessenta e oito) válvulas termiônicas (de 160 kW de potência), de 1.500 (mil e quinhentos) relés e uma quantidade enorme de capacitores, resistores, dentre outros componentes, possuía a incrível capacidade de processamento de 5.000 (CINCO MIL) operações por segundo; algo, também, impensável e formidável. Todavia, já na década de 1970, as calculadoras científicas muito facilmente ultrapassariam o poder de processamento do Eniac.

Que a INFORMÁTICA siga surpreendendo e avançando cada vez mais para a promoção de resultados que tornem a vida dos humanos melhorada e sustentável.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/08/2023