28 de jul. de 2023

Inteligência coletiva define as rotas de CT& do Paraná.


Lá no mês de março de 2022 tive a grata satisfação de iniciar minha participação na construção do Plano de Ações do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) o qual é uma importante iniciativa do Governo do Estado do Paraná sob execução da Fundação Araucária e desenvolvido em Cooperação Técnica com o Observatório Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para se perspectivar inovação, desenvolvimento e progresso em nosso Estado do Paraná de forma disruptiva, resiliente e inovadora.

Naquela primeira fase do projeto foram priorizados vinte e seis Domínios Temáticos disseminados nos Ecossistemas Regionais de CT&I da Região Metropolitana de Curitiba, do Litoral, bem como do Norte-Central e do Oeste. Durante os trabalhos apresentei contribuições para cada um dos correspondentes Ecossistemas.

Na sequência dos trabalhos, seguindo o objetivo de tanto levantar dados quanto desenvolver reflexões estratégicas sobre os Ecossistemas Regionais de CT&I para a promoção do desenvolvimento e do progresso do Estado do Paraná, a partir de 6 de outubro 2022, continuei minha participação na construção daquele Projeto Paraná 2040 apresentando contribuições para os “Domínios de Transformação”, o “Mapeamento de Ativos Locais” e para a “Visão de Futuro” de cada um dos Ecossistemas Regionais identificados.

Cinco foram os painéis estabelecidos de acordo com os Ecossistemas Regionais de CT&I identificados no Estado Paraná. O primeiro painel foi sobre a Região Sudoeste seguindo-se os painéis da Região Norte Pioneiro no dia 11 de outubro de 2022/10, da Região Noroeste em 14 de outubro de 2022, da Região Centro-Sul no dia 19 de outubro de 2022, sendo no dia 29 de outubro de 2022 realizado o painel da Região dos Campos Gerais.

Tanto quanto como na fase anterior os trabalhos de elaboração do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I foram desenvolvidos de forma compartilhada tendo a efetiva participação de representantes especialistas da Academia, do Governo e da Sociedade Civil Organizada.

Em fevereiro de 2023 o ciclo de operação do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I, o qual continuou seguindo a concepção de esforço de Inteligência Coletiva para se distinguir os caminhos mais promissores à CT&I no nosso Estado do Paraná, desenvolveu-se no sentido de compor os Planos de Ações dos Ecossistemas Regionais de Campos Gerais, Centro-sul, Noroeste, Norte Pioneiro e Sudoeste; os quais apresentaram, também, conjunto de Domínios de Transformação formador de áreas temáticas consideradas como prioritárias para impulsionar a CT&I no Estado do Paraná.

Naquele ciclo de operações do trabalho o objetivo foi validar, também, o conjunto dos dados gerados sistematizados na forma de um Plano de Ações Transformadoras aplicável a cada um dos Ecossistemas Regionais de CT&I definidos. Para cada um dos correspondentes Ecossistemas Regionais tive a satisfação de apresentar minhas sugestões.

Assim, reunindo conhecimentos de especialistas engajados para possibilitar a delimitação dos caminhos mais promissores à CT&I no Estado do Paraná, com base em uma visão de futuro compartilhada para cada um dos nove Ecossistemas Regionais distinguidos, elaborou-se coletivamente um importante documento para orientar o desenvolvimento da CT&I do Estado do Paraná.

Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I - 2023

Conforme estabelecido previamente, no último dia 23 de junho de 2023, os resultados dos trabalhos de estruturação do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I foram apresentados publicamente pela Fundação Araucária em cooperação técnica com o Observatório Sistema Fiep, em uma coleção de nove e-books que reúne, com acesso totalmente aberto a todos, o esforço de Inteligência Coletiva dos vários atores de CT&I do Paraná participantes, um para cada Ecossistema Regional de CT&I perspectivado; quais sejam: Campos Gerais, Centro-Sul, Litoral, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste, Região Metropolitana de Curitiba e Sudoeste.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/07/2023