6 de jan. de 2023

Papa intelectual passa a brilhar na Galeria dos Imortais.


Falava fluentemente 7 (sete) idiomas (alemão, inglês, italiano, francês, espanhol, latim e português); lia perfeitamente grego antigo e hebraico; sabia pilotar helicóptero (tinha licença para pilotar e voava do Vaticano até sua residência em Castelgandolfo com frequência); foi um pianista talentoso (tocava com qualidade obras de Mozart e Beethoven); gostava de cuidar de gatos de rua; foi prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial; reconhecido e importante Teólogo foi membro de várias Academias Científicas da Europa; recebeu 10 (dez) doutorados honoríficos de diferentes Universidades; foi Mestre em Sabedoria; um estudioso espetacular; uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos; foi eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo e, a partir de 31 de dezembro de 2022, passou a integrar a Galeria dos Imortais.

As características ressaltadas precedentemente são de Bento XVI (Benedictus P.P. XVI), nascido Joseph Aloisius Ratzinger (1927-2022), o Papa Emérito e Romano Pontífice da Igreja Católica que foi sepultado no último dia 5 de janeiro de 2023 na cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Com a idade de 78 anos o alemão Joseph Aloisius Ratzinger foi eleito Papa no Conclave de 2005 como o 265º Papa da Igreja Católica. Eleito em 19 de abril de 2005 seu pontificado foi encerrado em de 28 de fevereiro de 2013 quando renunciou por entender não possuir forças suficientes devido à idade avançada que não lhe possibilitava mais exercer adequadamente o pontificado.

Doutor em Telogia; lecionou na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga, em Bonn, em Münster, em Tubinga e na Universidade de Ratisbona onde ocupou, também, o cargo de Vice-Reitor; foi um dos fundadores da Revista Communio objetivando dar resposta positiva à crise teológica e cultural que despontou após o Segundo Concílio do Vaticano; foi um dos mais importantes defensores da ortodoxia católica; participou dos Conclaves de agosto de 1978, de outubro de 1978 e de 2005. Escolheu como lema episcopal: “Colaborador da verdade”.

Bento XVI afirmou que o “Amor é uma força extraordinária ... que tem a sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta”. Para o Papa Emérito "O Amor supera a Justiça. Justiça é dar ao outro o que já é dele. Amor é dar ao outro o que é meu”.

DIAS, C. M. C. - 2023

Teólogo brilhante e intelectual público Joseph Aloisius Ratzinger publicou em torno de 600 (seiscentos) títulos. Embora diversos de seus estudos tenham circulação restrita nos meios eclesiásticos várias de seus livros atingiram recordes de vendas em todo mundo. Bento XVI é considerado o Papa que "uniu fé e razão, esperança e caridade" e é tido como um dos Papas mais publicados e lidos na história da Igreja sendo, também, um dos mais controversos dada sua forte posição conservadora. Entretanto, muitos de seus escritos profundos seguem promovendo o fortalecimento do debate intelectual teológico.

Diversos intelectuais pelo mundo reconhecem que Joseph Aloisius Ratzinger além de um "Iluminado Teólogo que deixou uma herança espiritual e intelectual feita de fé, confiança e esperança” foi também, “um brilhante e inovador intelectual e pensador do mundo” e “um clérigo religioso provocador que, como Papa, teve a coragem de arriscar a impopularidade defendendo a verdade”.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/01/2023