2 de dez. de 2022

Comércio Exterior no caminho do crescimento sustentável.


Nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 foi realizado o 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior - ENAEX aquele que é considerado o maior e mais conceituado fórum do segmento de Comércio Exterior na América do Sul. O tema da 41ª edição do ENAEX foi “Comércio Exterior: base para a retomada econômica”.

 EAB - 41º ENAEX - 2022

O ENAEX foi idealizado com vistas a expandir a inserção do Brasil no mercado internacional e desde a primeira edição em 1972 vem se renovando a cada ano e abordando temas cada vez mais importantes no âmbito das principais pautas globais.

O ENAEX é uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), “entidade jurídica de direito privado constituída em 1970 e organizada para fins não econômicos, com prazo de duração indeterminado, representativa de empresas exportadoras e importadoras de mercadorias e serviços, e de outras pessoas jurídicas e físicas, nacionais ou estrangeiras, com atividades afins ao comércio exterior”.

Reforçar “a demanda pela ampliação das exportações”, fortalecer “a corrente de comércio”, bem com trabalhar “pelo retorno dos manufaturados na lista dos itens mais exportados pelo país” são pontos fortemente considerados no ENAEX 2022 que foi disponibilizado em formato virtual permitindo a ampla participação e interação de interessados no tema Comércio Exterior do Brasil.

Durante o evento diversos especialistas de renome no setor de Comércio Exterior apresentaram importantes considerações sobre as dificuldades e possibilidades dos Comércio Exterior do Brasil pontuando questões relacionadas com o “Custo Brasil” e o “Crescimento Econômico Sustentável do Brasil por intermédio do Comércio Exterior” objetivando a geração de renda, de empregos qualificados, bem como a necessária inclusão social.

A convite da AEB tive a grata satisfação de participar da 41ª edição do ENAEX tanto aprendendo mais sobre o Comércio Exterior do Brasil quanto contribuindo com sugestões em alguns dos vários debates realizados.

Em comparação com janeiro de 2022 as exportações do Brasil cresceram 16,8% enquanto as importações caíram -1,6%; registrando, portanto, na balança comercial do Brasil, um superávit e um aumento na corrente de comércio de 7,6%.

No primeiro semestre de 2021 as exportações brasileiras cresceram 36% batendo recorde e respondendo positivamente para a recuperação da economia do Brasil. As exportações são importantes para a economia das Nações porque permitem o aumento da escala de produção, promovem a aquisição de conhecimento e geram maior expertise para a ampliação de ganhos nas distintas etapas das cadeias globais de valor.

Mas, para o Brasil atingir maior participação no mercado exterior ainda se fazem necessárias adequações estruturais de forma a possibilitar a instituição de mudanças na política comercial para gerar a ampliação da demanda externa pelos bens e serviços brasileiros e melhoria do ambiente de negócios como um todo. Todavia, o Brasil vem trilhando caminhos sustentáveis para melhor seu Comércio Exterior.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/12/2022