2 de nov. de 2022

ESG e Sustentabilidade na ordem do dia.


Em 14 de outubro de 2022 foi realizado, em Curitiba, presencialmente no Auditório Caio Amaral Gruber, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, o “Seminário Executivo de Prática de ESG e Sustentabilidade” o qual propôs um novo olhar sobre questões ambientais tais como sobre questões do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Print da página de abertura no canal do YouTube - 2022 

Durante o evento foram apresentadas as seguintes palestras: A Ética Socioambiental como Fundamento: do homem vitruviano à humanidade ecológica; Sustentabilidade das Cidades – A madeira na Construção do Futuro; Condições de Saneamento Básico que evitam danos ambientais; Gestão Estratégica ESG e o impacto nos negócios; Perspectivas do ESG na Indústria; bem como, Os impactos da aplicação do Selo Social nas cidades.

O evento contou, também, com três painéis que abordaram os seguintes temas; quais sejam: As ações do ESG no Governo do Estado do Paraná; Desafios e Perspectivas de Financiamento ESG e Créditos de Carbono no contexto das Economias Verdes e Azuis; e, A infraestrutura e o Meio Ambiente.

Conforme evidenciado durante o “Seminário Executivo de Prática de ESG e Sustentabilidade” a sigla ESG (“Environmental, Social and Governance”, ou em português ASG - Ambiental, Social e Governança) é usada, geralmente, para fazer referência às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A sigla ESG surgiu pela primeira vez no Relatório de 2005 da ONU (Organização das Nações Unidas) intitulado “Who Cares Wins” (significando “Ganha quem se importa”). Desde então é pretendido que as “Práticas de ESG” permitam às empresas se adequarem aos aspectos sociais e governamentais associados às mudanças de hábitos organizacionais no que concerne ao ambiente.

A convite da Unilivre (Universidade Livre do Mio Ambiente) participei do “Seminário Executivo de Prática de ESG e Sustentabilidade” que foi realizado pela Paraná Metrologia e pela Unilivre sendo o evento voltado, em particular, para atualizar empresas, áreas governamentais e estudantes sobre temas relacionados com o ambiente e a sustentabilidade sob um novo olhar mais atento e crítico.

“Promover um ambiente favorável para a execução das práticas sociais, ambientais e de governança nas empresas para que possam entrar na agenda ESG” foi, em síntese, a principal questão tratada no “Seminário Executivo de Prática de ESG e Sustentabilidade”.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/11/2022