22 de out. de 2022

METODOLOGIAS ÁGEIS e os ODS.


Em 5 de outubro de 2022 aconteceu o III CICLO WEBINAR CONSELHEIROS do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) com o tema “METODOLOGIAS ÁGEIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE” o qual fou realizado totalmente via Microsoft Teams.

CPCE / Sistema Fiep - 2022

O evento foi promovido e conduzido pelo CPCE para fomentar o “insight” da aplicabilidade das METODOLOGIAS ÁGEIS visando o alcance dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) a partir da solução de problemas humanos e da aceleração de entregas de projetos.

Em particular foi abordada a “Metodologias Ágil” do “Human Centered Design” (HCD), em português Design Centrado nas Pessoas, o qual colabora para tratar dos problemas que as pessoas enfrentam tais como a redução da extrema pobreza e da fome, a qualidade da saúde e da educação, a redução das desigualdades, dentre outras questões relacionados com os 17 ODS.

Grosso modo, o HCD trata-se de uma abordagem criativa para se obter a solução de problemas adaptando-se “criações” em torno de pesquisadas realizadas sobre as necessidades do usuário final. O HCD examina as necessidades, desejos e comportamentos das pessoas cujas vidas são pretendidas influenciar com as soluções que são desenvolvidas. Durante as etapas do processo de “design” se ocupa de enxergar (entender) o que as pessoas “de fato” querem.

As soluções nascidas do HCD necessitam estar no centro da fusão entre o desejo, a praticidade e a viabilidade; ou seja, necessitam ser “desejáveis, praticáveis e viáveis” de forma que o modelo mental do HCD deve contemplar o aprender com os erros enquanto experimentos de inovação e criação; a necessidade do fazer a partir de ideias simples e fáceis, o aprender como criar a partir de ideias; o entender que não se pode se criar soluções para os outros a partir de seus próprios conceitos; ter na dúvida o motor para explorar as possibilidades e chegar às respostas; manter o otimismo para sempre seguir em frente; ouvir seguidamente o retorno das pessoas sobre as soluções desenvolvidas.

As Metodologias Ágeis nasceram para facilitar o processo de se conseguir garantir que a execução de um projeto, seja ele relacionado ao desenvolvimento de um produto, um software ou qualquer outro empreendimento seja bem-feita e que a entrega final seja coerente com aquilo que foi proposto inicialmente. As Metodologias Ágeis foram inventadas para tornar a equipe de elaboração de um projeto alinhada ao mesmo tempo que se possa transmitir mensagens com clareza mantendo sempre o foco no que foi definido no início do projeto. As Metodologias Ágeis pretendem tornar o trabalho de elaboração dos projetos mais assertivos e eficientes.

Como Conselheiro Sênior do CPCE tive a grata satisfação de participar e interagir neste III CICLO WEBINAR CONSELHEIROS promovido pelo CPCE.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2022