29 de ago. de 2022

Eterno Cabo LEAL brilha na Galeria dos Imortais.


Recebo com o maior pesar a triste notícia do falecimento do Pracinha Cobra Fumante 2º Tenente Francisco Conceição Leal herói combatente na Segunda Guerra Mundial que integrou com brilhantismo e coragem a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Seu passamento ocorreu no último dia 26 de agosto de 2022 na cidade de Volta Redonda (Cidade do Aço) do Estado do Rio de Janeiro e localidade que o herói escolheu residir desde 1952 quando começou a trabalhar na Companhia Siderúrgica Nacional.

DIAS, C. M. C. - 2022

O eterno Cabo LEAL (como era tratado por seus conhecidos, comandantes e “Amigos de Farda”) nasceu no dia 11 de agosto de 1922 na cidade de Valença interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 11 de agosto de 2022 o FEBiano Francisco Conceição Leal completou seus 100 anos de idade e agora é a mais nova estrela a brilhar na Galeria dos Imortais Heróis da Pátria Brasil.

Francisco Conceição Leal alistou-se no então Tiro de Guerra 551 passando, em seguida, a integrar a 1ª Formação Sanitária (o depois denominado Batalhão de Saúde Expedicionário da FEB). Na Vila Militar, na Cidade do Rio de Janeiro, Francisco Conceição Leal realizou seu Curso de Cabo. Transferido para o Regimento Andrade Neves o Cabo LEAL recebeu sua convocação para participar da Segunda Guerra Mundial e embarcou, com 23 anos, em navio de transporte americano que levou o Terceiro Escalão da FEB para a guerra. O Terceiro Escalão da FEB chegou em Nápoles no dia 6 de outubro de 1944. Depois de rápido treinamento e designações em algumas unidades o Cabo LEAL passou a atuar na Artilharia Divisionária na linha de frente dos combates integrando o III Grupo 105 do 1º e 2º Regimento de Obuses Auto-Rebocado.

Na Itália, o III Grupo 105 da FEB participou com brilhantismo e eficiência das importantes conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, Collechio e Fornovo di Taro graças à coragem, determinação e senso de corpo dos Pracinhas como o Cabo LEAL. Sempre importante destacar que o Cabo LEAL esteve naquele que é considerado um dos maiores feitos da FEB que foi a captura integral da temida 148ª Divisão de Infantaria Alemã (148. Infanterie-Division) composta por três Regimentos de Infantaria e um Regimento de Artilharia os quais foram usados na ocupação do sul da França. Também, estava lá o Cabo LEAL quando no dia 29 de abril de 1945, era executado o “Último Tiro da Artilharia Brasileira” naquela miserável guerra (insana).

O Exército Brasileiro reconhece o Cabo LEAL como símbolo das conquistas brasileiras nos sangrentos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial prestando-lhe continência e admiração. Em particular, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) o tem na maior consideração reconhecendo no eterno Cabo LEAL exemplo de motivação de jovens militares e homem que nutria (sem a menor hesitação) profundo amor ao patriotismo e ao civismo. O Tenente Francisco Conceição Leal é tomado como exemplo de defensor da democracia e da liberdade.

Todos que conheceram Francisco Conceição Leal são unânimes em reconhecer a vida honrada e sua profunda crença no Brasil e na juventude. Como ele dizia: “Desejo que os jovens nunca tenham de lutar novamente pela paz de seu país” ... [jovens] “levem com seriedade aquilo que escolheram para suas vidas. Eu estou muito orgulhoso por tudo o que lutei até aqui e, também, pelas homenagens que venho recebendo ao longo da vida”.

Ressaltando o reconhecimento pelo legado de Francisco Conceição Leal e tomando-o sempre como referência a AMAN juntamente com o Batalhão Agulhas Negras (BCSv/AMAN) condecoraram o Cobra Fumante Francisco Conceição Leal com a Medalha da Vitória e a Medalha Comemorativa do BCSV/AMAN as quais foram entregues com toda honra e efusivos elogios no último dia 11 de agosto de 2022 em cerimônia oficial na sua casa em Volta Redonda quando o FEBiano completou 100 anos de idade.

A Medalha da Vitória foi concedida pelo Ministério da Defesa em reconhecimento da atuação do Pracinha Francisco Conceição Leal em Defesa da Liberdade e da Paz mundial durante aquele miserável e doloroso conflito global que foi a Segunda Guerra Mundial.

Como todos reconhecem, Francisco Conceição Leal, o eterno Cabo LEAL, O Tenente LEAL, Pracinha da FEB, FEBiano e Cobra Fumante foi um dos grandes responsáveis por fazer a COBRA FUMAR na Segunda Guerra Mundial. Bem-vindo herói à Galeria dos Imortais.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve! Salve! Salve COBRA FUMANTE Tenente Francisco Conceição Leal.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/08/2022